Um Scooter com luxo e segurança

André Jordão

Foi muito agradável passar um tempo com o Lon V retrô. Esta com certeza foi uma motocicleta que me surpreendeu, não pelo seu design, mas por detalhes de muito valor que são encontrados apenas em motos mais robustas.

Algumas preocupações que são muito questionadas em todas as motos produzidas, são encontradas neste modelo de Scooter, e desta forma, esta moto conquista um nicho de pessoas que se preocupam com a segurança.

No controle

Assim que  peguei esta motocicleta já me surpreendi. Junto com sua chave veio um controle, com alarme e sensor presencial, até aí nenhuma novidade. Neste controle havia um botão com um “raio” desenhado, na iminente curiosidade que me acompanha apertei o botão e para minha surpresa a moto ligou. Ou seja, este Scooter liga no controle mesmo, e não precisa estar com a chave no contato, você simplesmente desativa o alarme, aperta o “raio”, a moto liga e você pode colocar a chave no bolso.

Ainda preocupado com a segurança, esta motocicleta possui um sistema de segurança Anti-Furto Lon-V, que é acionado automaticamente, 30 segundos após se desligar o motor. Caso alguém sente, toque ou tente forçar a ignição, o sistema de segurança emitirá um alto som, todas as luzes começarão a piscar. O sistema também permite ligar e desligar o motor pelo controle remoto. Em caso de uma emergência, você pode apertar um botão do controle remoto, desligar o motor e acionar o alarme da motocicleta.

Motor

Este Scooter possui duas opções de motor, um 125cc e um 150cc, testei o modelo 125cc, cilindrada mais comum que se vê pelas ruas. Ela roda bem na cidade, entretanto se for preciso dar “motor” para superar algum possível obstáculo, a Lon V deixa a desejar. Digo isso, pois ela acabou ficando para trás quando acelerei ao lado de modelos com a mesma potência.

Freio a disco com ABS

Por incrível que pareça, — na verdade isto deveria ser natural — este Scooter possui o sistema de freio dianteiro, composto por disco com acionamento hidráulico do ABS (sistema mecânico de dosagem de pressão que evita o bloqueio da roda), o que em uma motocicleta deste tamanho ajuda e muito o “andar” na cidade. Na roda traseira ela carrega um freio a tambor.

Suspensão

As suspensões deste Scooter não me agradaram muito. Ao percorrer os caminhos tortuosos de uma grande cidade, tive que fugir dos buracos, isso mesmo evitá-los. Tanto a dianteira quanto a traseira não passam confiança para encarar uma valeta ou mesmo uma lombada um pouco mais alta.

Design retrô

Ela realmente agrada quando o assunto é o design. As mulheres acham “fofa”, os homens “simpática”, mas todos concordam que seu visual chama a atenção. Não sei se é por que temos saudades de modelos mais antigos, talvez seja por um detalhe como banco de couro, ou simplesmente porque gostamos de uma novidade, o fato é que por onde passei fui questionado por curiosos, querendo saber detalhes deste Scooter.

Ela tem painel analógico semelhante aos das Lambrettas e Vespas antigas, de fácil leitura e composto de velocímetro, marcador de combustível e luzes espiã.

As Retrô estão disponível nas cores prata, branco e preto com duas opções de estofamento, preto e marfim. Elas permitem uma gama de customizações, desde: variar a cor do banco, a escolha do acessório traseiro e até mesmo a pintura em uma cor diferente de peças como: o paralama dianteiro e as laterais traseiras.

Ficha técnica:
Motor: 4 Tempos / refrigeração a ar
Cilindros / Cilindrada: 1 cilindro / 124,6cc - 146,7cc
Potência Máxima: 9,15 Cv / 7.500 Rpm - 11,8 Cv / 7.500 Rpm
Torque Máximo: 0,90Kgf /6.000 Rpm - 0,89Kgf /6.000 Rpm
Diâmetro e Curso: 52.4 x 57.8 mm - 57.4 x 57.8 mm
Taxa de Compressão: 9,2: 1 - 9,5: 1
Partida: elétrica / pedal
Ignição: CDI
Câmbio: CVT com polia variável
Comprimento total: 1.830 mm
Largura total: 680 mm
Altura: 1.150 mm - 1.250 mm
Entre- eixos: 1.240 mm
Distância do solo: 112 mm - 122 mm
Altrura do Banco: 715 mm - 725 mm
Peso: 95 kg - 103 kg
Tanque de Combustível: 5 Litros
Suspensão dianteira: Telescópica
Suspensão traseira: Hidráulica com mola helicoidal
Operação dos Freios: Dianteiro na mão direita / Traseiro na mão esquerda
Bateria: 12V-7Ah
Capacidade de Carga: 155 kg - 180 kg
Velocidade Máxima: 95 km/h - 105 km/h
Consumo aproximado: 35km/l - 31km/l
Freio dianteiro: Disco com ABS de controle de fluxo
Freio traseiro: Tambor
Pneu dianteiro: 3,5 x 10’ - 130 / 60 x 13’
Pneu traseiro: 3,5 x 10’ - 130 / 60 x 13’
Preço Sugerido: R$ 6.290,00



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




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