Triumph Street Triple 765 RS é explosiva, empolgante e ágil

A convite da Triumph, participamos do evento destinado aos jornalistas especializados em duas rodas e realizamos uma viagem para poder ter o primeiro contato com a nova Triumph Street Triple 765 RS. Infelizmente a versão S não estava disponível para Test Ride. A versão topo de linha da naked da Triumph já está nas concessionárias da marca com um preço sugerido de R$ 48.990, enquanto a versão “S”, mais básica, custa R$ 38.990.

Saindo de São Paulo (SP), nosso destino era a cidade de Campos de Jordão (SP), subindo a Serra da Mantiqueira via Monteiro Lobato na ida, totalizando 480 km, com um percurso muito interessante com serras e curvas bem agradáveis para se testar a novidade da marca britânica. A volta foi pelo caminho mais tradicional, via Rodovia Ayrton Senna.

posição de pilotagem em cima da nova Street Triple não mudou tanto se compararamos com o modelo anterior, com as pedaleiras bem recuadas. Já o guidão, que é largo, não projeta o piloto muito à frente, oferecendo um ângulo de esterço reduzido, algo esperado em uma naked esportiva. A notícia boa está na altura do assento, 82,5 cm, e peso, 166 kg a seco.

Veja o vídeo:


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A fabricante dispôs de 15 unidades da nova Triumph Street Triple 765 RS. Com cerca de 30 jornalistas, estava à disposição a linha completa da marca. Durante a ida, tive a oportunidade de viajar com os modelos Tiger Explorer XCx, Tiger 800 e a novidade Street Triple 765 RS, justamente no trecho de serra e muitas curvas de Monteiro Lobato a Campos do Jordão.

O lançamento da Triumph é fora de série e vem com diversas novidades e muita tecnologia embarcada. O destaque fica por conta do motor de 765 cilindradas, o mesmo que equipará as motocicletas do Mundial de Moto2 a partir de 2019, que ronca forte! Além dos 123 cavalos de potência a 11.700 rpm, a nova Street Triple RS entrega um torque máximo de 7,85 kgfm a 10.800 giros. Números que empolgam.



A nova Street Triple 765 RS conta com sistema de aceleração ride-by-wire, que oferece uma aceleração mais precisa e com resposta de aceleração muito rápida, permitindo o uso de diferentes mapas de aceleração, que, em conjunto com as configurações de controle de ABS e tração, resultam em até cinco modos de pilotagem (RS). Na prática, muita emoção e adrenalina ao acelerar essa naked agressiva e leve, que se comporta muito bem em mudanças de direções.

Mais agressiva, a nova Street Triple é mais leve do que a geração anterior. Essa redução de peso, combinada ao novo motor de maior potência, com 765 cc, fornece uma incrível relação entre peso e potência, essencial para o seu desempenho, oferecendo uma pilotagem realmente empolgante e ágil. A empolgação teve que ser monitorada em diversos momentos, já que o limite de 120 km/h nas estradas precisava ser respeitado.

A aceleração mais forte e as trocas de marchas mais precisas são permitidas com uma combinação de geometria revisada da transmissão, que também conta com a 1ª e a 2ª marchas mais curtas. A 1ª marcha ficou 12% mais curta que no modelo anterior, enquanto a 2ª agora está 5% mais curta. Além disso, uma nova configuração de embreagem slip-assist (deslizante e assistida) fornece ação mais leve da embreagem com menor esforço e ainda traz um sistema de segurança que evita o travamento das rodas durante a redução das marchas e frenagens. Falando em retomadas, nas saídas das curvas, muitas vezes não era preciso reduzir a marcha, bastava chamar forte no acelerador que o motor respondia com bastante torque e um belo ronco.

A moto conta com novo braço oscilante com abertura superior, na suspensão, com maior rigidez torcional longitudinal combinada com uma redução de engenharia da rigidez lateral. Ou seja, é maximizada a estabilidade nas velocidades mais elevadas alcançadas, para maior confiança e segurança do piloto, com posição de pivô otimizada do braço oscilante, oferecendo resistência mais natural à compressão da unidade de suspensão traseira sob aceleração intensa. Na prática, isso possibilita realizar curvas mais estreitas com mais segurança e proporciona um comportamento de chassi mais preciso, um benefício perceptível tanto em estradas quanto em pistas. Ou seja, é uma moto que deita contigo nas curvas, basta saber chamar da maneira correta.



A Street Triple RS vem equipada com garfos dianteiros invertidos com 41 mm de pistão Showa com maior especificação, ajustáveis para retorno e compressão. A suspensão traseira é um monochoque com reservatório “piggyback” premium Öhlins STX40. Nos freios, a Street Triple RS conta com pinças radiais monobloco Brembo M50 de quatro pistões na dianteira, fornecendo potência de sobra, com alavanca de razão e duração ajustável e uma pinça deslizante de pistão individual Brembo na traseira. Destaque para o manete de freio MCS, que permite regulagem de altura e dosagem do freio. O motociclista pode optar por uma frenagem que “estanca” a moto ou outra mais linear. A Street Triple RS vem equipada com pneus topo de linha Pirelli Diablo Supercorsa SP, que oferecem desempenho esportivo avançado para uso em estrada e, ocasionalmente, em pista.

O controle de tração comutável é gerenciado pelo modo de pilotagem “programável pelo piloto”, selecionando a configuração de controle de tração desejada, entre “estrada”, “chuva”, “pista”, “esportiva” ou “desligada”. Além disso, a Street Triple RS é equipada com um quickshifter, que permite trocas de marcha sem o uso de embreagem, o que é até 2,5 vezes mais rápido do que o tempo exercido por um piloto competente com a embreagem. 

O painel de instrumentos em TFT ajustável totalmente colorido merece um capítulo à parte. A Street Triple RS apresenta um novíssimo painel de instrumentos de 5 polegadas, em TFT totalmente colorido, com ângulo ajustável para os pilotos acessarem o novo computador de bordo. Há três estilos diferentes de exibição de tela à sua escolha, pré-definidos para os modos de pilotagem e facilmente alteráveis durante o uso. Para garantir que a tela esteja legível em todas as condições de clima e iluminação, cada um dos três estilos pode ser selecionado com contraste “alto” ou “automático”. A moto ainda vem com um conjunto adicional de mais três estilos de exibição da tela, que inclui um exclusivo cronômetro de voltas. A Street Triple RS ainda é equipada com recursos adicionais, incluindo consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, seleção de modos de pilotagem, informações de serviço, temperatura do motor e cronômetro de voltas, entre outras informações. A Street Triple RS conta ainda com indicador de marcha.

Toda a linha Street Triple apresenta agora novos faróis projetados para uma postura de pilotagem mais agressiva. A Street Triple RS vem equipada com novos e distintos Faróis de Condução Diurna (DRL), em LED. Eles oferecem um novo perfil de iluminação que torna a moto mais fácil de ser vista na estrada, com menor consumo de energia e com maior durabilidade, sendo 28 vezes mais potente que a geração anterior.

Ficha Técnica
Triumph Street Triple RS
Motor Três cilindros em linha, 12 válvulas, DOHC e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 765 cm³
Potência máxima (declarada) 123 cv a 11.700 rpm
Torque máximo (declarado) 7,85 kgf.m a 10.800 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Dupla viga de alumínio e sub quadro traseiro com duas peças fundidas sob alta pressão
Suspensão dianteira Garfos invertidos de 41 mm de diâmetro Showa BPF, totalmente ajustáveis, com 115 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor Öhlins STX40, com ajuste de compressão e retorno e curso de 131 mm
Freio dianteiro Disco duplo de 310 mm de diâmetro com pinça monobloco Brembo M50 (ABS)
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça deslizante Brembo (ABS)
Pneus 120/70-17 (diant.)/ 180/55-17 (tras.) Pirelli Diablo Supercorsa SP
Comprimento 2.065 mm
Largura do guidão 735 mm
Altura (sem espelhos) 1.085 mm
Distância entre-eixos 1.410 mm
Distância do solo Não disponível
Altura do assento 825 mm
Peso a seco 166 kg
Tanque de combustível 17,4 litros
Cores Cinza fosco e Preta
Preço sugerido R$ 48.990,00

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Equipamento utilizado durante o teste:
Capacete Bell Helmets Star Pace Black Red, Jaqueta Alpinestars Alux WP, Calça Alpinestars AST-1 WP, Luvas Alpinestars SP-8 V2 e Botas Alpinestars SMX-6 V2

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Agradecimento especial: Star RacerAlpinestars e
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Fotos: Divulgação/Triumph
Vídeo: Triumph/Alexandre Ciszewski/Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




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