Iron 883 é a porta de entrada para o mundo Harley-Davidson

A Harley-Davidson aposta suas fichas na Iron 883 com seu estilo, ao mesmo tempo retrô e agressivo, para atrair o público jovem para a marca. Para isso Harley-Davidson vem fazendo algumas mudanças em seu modelo de entrada. A nova Iron 883 conta com suspensões melhores e banco mais confortável que as primeiras Sportsters. Seu preço sugerido parte dos R$ 42.400,00.

A nova Iron 883 tem um visual mais sombrio, preto, sendo um símbolo do movimento anticromado, podendo até mesmo ser classificada como minimalista. A fabricante, porém não mexeu no conjunto motriz da motocicleta que é a porta de entrada para o mundo Harley-Davidson. A Iron utiliza o motor Evolution, um V2 a 45 graus, com comando por vareta e refrigeração a ar com 883 cm³ de capacidade, o mesmo usado desde os anos de 1980; e o câmbio de cinco velocidades.

O motor V2 que equipa a Iron 883 mostra sua força já a partir dos 1.600 giros, mas ela também acaba cedo: o torque máximo de 6,83 kgf.m chega a 3.750 rpm. A potência não é declarada pela Harley-Davidson.

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A Harley-Davidson Iron 883 proporciona arrancadas, e retomadas, vigorosas e empolgantes, apresentando torque para rodar com tranquilidade na estrada. Se você busca por alta velocidade final, esta não é sua moto, já que a velocidade máxima fica nos 150 km/h. O consumo fica na casa dos 22 km/l.

Em vez de criar um novo motor, a Harley optou por melhorar a parte ciclística da Iron. Suas suspensões são bem melhores que nos modelos anteriores, "pulando" e "batendo" menos nas irregularidades do solo, mostrando um funcionamento mais progressivo.

Os dois amortecedores traseiros são mais bem acabados e robustos. O sistema bichoque absorve melhor as ondulações das ruas paulistanas e não chega ao fim do curso (41 mm) em qualquer buraco, oferecendo ainda ajuste na pré-carga da mola. Vale ressaltar a altura do banco, que conta com mais espuma e novo acabamento: a apenas 760mm do solo.

As rodas de nove raios contam com acabamento diferenciado, com pintura preta nos e detalhes usinados que remetem às motos customizadas, feitas em liga de alumínio, colaborando com o conjunto de suspensões para o piloto rodar com mais suavidade. Seus discos com pinças de dois pistões nas duas rodas são equipados com sistema ABS de série, ajudando a tornar a frenagem da Iron 883 mais segura, principalmente no piso molhado.

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Apesar de ser a Harley-Davidson mais acessível no Brasil, o logo com a águia americana no tanque e o visual “dark”, com quase todas as peças pintadas em preto, a moto chama a atenção de quem está por perto, seja a pé, em outra motocicleta ou nos carros.

Mais confortável, a posição de pilotagem da Iron 883 permanece sendo urbana. O motociclista vai sentado, com as pernas flexionadas, joelhos abertos e os braços retos, apoiados no guidão estilo drag-bar que circula bem nos corredores. A falta de proteção aerodinâmica e a baixa autonomia dos 12,5 litros do tanque, porém, limitam sua vocação para viagens mais longas.

O painel com um único mostrador tem velocímetro de leitura analógica, e uma pequena tela de LCD, que alterna entre relógio, hodômetros, autonomia, marcha engatada e conta-giros. Um item de série bem prático é o Key Fob (chave de presença da Harley-Davidson), que dispensa o uso da chave para dar partida. Basta carregar o chaveiro no bolso, que ele ativa a moto ou desativa e aciona o alarme por proximidade.

Ficha Técnica: Harley-Davidson Iron 883

MOTOR
MOTOR:
Evolution® refrigerado a ar
DIÂMETRO DO CILINDRO 76,2 mm
CURSO DO ÊMBOLO 96,8 mm
CILINDRADA 883 cc
TAXA DE COMPRESSÃO 9:01
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Injeção eletrônica de combustível por portas sequenciais (ESPFI)
ESCAPAMENTO Distribuidores do escapamento e silenciadores pretos
DIMENSÕES
COMPRIMENTO 2.185 mm
ALTURA DO ASSENTO, SEM PESO 760 mm
DISTÂNCIA MÍNIMA DO CHÃO 140 mm
ÂNGULO DE INCLINAÇÃO (COLUNA DE DIREÇÃO) (GRAUS) 30
TRAIL 117 mm
DISTÂNCIA ENTRE OS EIXOS 1.515 mm
PNEU DIANTEIRO, ESPECIFICAÇÃO 100/90B19 57H
PNEU TRASEIRO, ESPECIFICAÇÃO 150/80B16 77H
CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL 12,5 l
CAPACIDADE DE ÓLEO (C/FILTRO) 2,6 l
PESO, CONFORME EXPEDIDO 247 kg
PESO, EM BOAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO 256 kg
DESEMPENHO
TORQUE DO MOTOR 6,83 kgf.m a 
3.750 rpm
ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, DIREITA (GRAUS) 27
ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, ESQUERDA (GRAUS) 28
ACIONAMENTO
ACIONAMENTO PRIMÁRIO 
Corrente, 34/57
RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 1ª (GERAL) 10,41
RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 2ª (GERAL) 7,436
RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 3ª (GERAL) 5,531
RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 4ª (GERAL) 4,584
RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 5ª (GERAL) 3,931
CHASSI
RODA DIANTEIRA, TIPO Pretas de 9 raios com detalhes usinados
RODAS, TIPO TRASEIRA Pretas de 9 raios com detalhes usinados
FREIOS TIPO CÁLIPER Pistão duplo na dianteira e na traseira
BATERIA
LUZES (DE ACORDO COM NORMAS NACIONAIS), LÂMPADAS INDICADORAS Farol alto, ponto morto, baixa pressão do óleo, pisca, diagnóstico do motor, advertência de nível baixo de combustível, bateria fraca, sistema de segurança, ABS (opcional)
MEDIDORES Velocímetro eletrônico com odômetro instalado sobre o guidão, relógio de hora do dia, odômetro parcial duplo, luz indicadora de baixo nível de combustível, luz indicadora de baixa pressão do óleo, leitura do diagnóstico do motor, luzes indicadoras LED
PREÇO (SUGERIDO)
COR R$ 42.400
HARD CANDY CUSTOM R$ 43.550



Fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br e Divulgação/H-D do Brasil



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




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