CB 1000R: moto com DNA esportivo

Aladim Lopes Gonçalves

A marca japonesa amplia sua linha de produtos no Brasil com o lançamento de uma big naked, com boa presença no mercado internacional: a nova CB 1000R. Seguindo receita que serve tanto para a cidade quanto para a estrada, o modelo chega com uma proposta de pilotagem confortável e divertida.

A CB 1000R chega como linha 2012 reúne desempenho e potência semelhante aos modelos Super Sport, mas oferecendo uma dose maior de conforto no uso urbano e estradeiro. O resultado é um modelo que segue o estilo “extreme street fighter” com muito desempenho e esportividade.

Com seu motor quatro cilindros em linha de 998,3 cm3 totalmente descoberto, capaz de desenvolver uma potência máxima de 125 cv a 10.000 rpm e torque de 10,1 kgfm a 7.750 rpm, a CB 1000R pode proporcionar toda a sensação de esportividade e conforto que o motociclista brasileiro tanto procura.

A reportagem da revista e do site MOTO.com.br rodou com a CB 1000R na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo, e comprovou sua tendência para uma pilotagem esportiva. O torque do motor gera um arranque vigoroso e com boas retomadas de velocidade, aspectos que valorizaram a condução nessa pista com um traçado com boas curvas e retas desafiadoras.

Em um percurso rodoviário a nova esportiva naked da Honda mostrou também que possui qualidades de uma touring, fazendo com que o condutor tenha pouco trabalho na troca de marchas e apresentando uma pilotagem bastante dócil, com potência suficiente para realizar com segurança manobras e ultrapassagens na estrada.

Quanto ao estilo, a CB 1000R conta com guidão de alumínio, mais largo, facilitando o apoio e o posicionamento dos braços do piloto. O painel de instrumentos digital é dividido em três grandes mostradores LCD, onde é possível ver as informações de velocidade, quilometragem percorrida, rotações do motor, relógio digital, além das luzes indicadoras do nível de combustível e sinalização. 

A CB 1000R chega ao mercado nas cores preta e verde metálica, com preço público sugerido de R$ 37.800 para a versão Standard e R$ 40.800 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A previsão de chegada da moto na rede de concessionárias da marca é a partir de outubro. Como novo modelo nacional da Honda, a previsão de produção para o modelo é de 120 unidades por mês.

- Confira os vídeos com a apresentação da Honda CB 1000R e da pilotagem da moto na pista

Ficha Técnica
Motor 998,3 cm3, DOHC (Double Over Head), 4 cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido
Potência máxima 125,1 cv a 10.000 rpm
Torque máximo 10,1 kgfm a 7.750 rpm
Diâmetro x curso 75,0 x 56,5 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 11,2 : 1
Sistema de partida Elétrico
Sistema de ignição Eletrônica
Capacidade do tanque 17 litros
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Transmissão final Corrente com anéis de vedação
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido, com 120 mm de curso e 109 mm de diâmetro
Suspensão traseira Mono-Shock, com 128 mm de curso e 10 regulagens de pré-carga da mola
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes com 310 mm de diâmetro  e cáliper de 3 pistões (ABS)
Freio traseiro Disco simples com 256 mm de diâmetro  e cáliper de duplo pistão
Pneu dianteiro 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55 – ZR17 M/C (73W)
Altura do assento 825 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Chassi Diamond frame (alumínio)
Dimensões (C x L x A) 2.105 x 805 x 1.095
Entre-eixos 1.445 mm
Peso seco 208 kg (ABS)
Cores Preto e Verde Metálico
Preço R$ 37.800 (STD) e R$ 40.800 (ABS)

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br