BMW G 310 R é motocicleta divertida e ágil na pista

Enfim foi apresentada a tão aguardada BMW G 310 R em evento exclusivo à imprensa especializada em duas rodas. A pequena naked alemã começa a ser vendida no sábado, 12 de agosto, em todas as concessionárias da marca no Brasil por R$ 21.900 (nas cores Branca, Preta e Azul), mas as entregas das motocicletas aos clientes começam somente no mês de setembro.

A roadster marca a entrada da BMW Motorrad no segmento de motocicletas abaixo de 500 cilindradas nacional. Por meio da BMW Serviços Financeiros, a marca oferece condições especiais de financiamento, como parcelas mensais de apenas R$ 499, taxa de juros de 2,08%, saldo em 36 meses e entrada de R$ 7.150 com parcela final de 30%.

A BMW G 310 R conta com motor de 313 cm³, refrigerado a água, com comando duplo de válvulas e injeção eletrônica de combustível. O bloco monocilíndrico é capaz de gerar 34 cv de potência a 9.200 rpm e torque máximo de 2,85 kgfm a 7.500 rpm. A nova motocicleta tem dimensões compactas e desenho arrojado, e espírito de uma verdadeira roadster. Ela contempla ainda display de LCD (cristal líquido) no painel de instrumentos de fácil visualização e muita informação.

Equipamento utilizado durante o teste: Capacete Bell Helmets Star Pace Black Red, Protetor de Coluna Alpinestars Nucleon KR-1 Macacão Alpinestars Motegi V2, Luva Alpinestars SP-8 V2 e Botas Alpinestars SMX-6 V2

Primeiras impressões ao pilotar
A convite da BMW Motorrad Brasil, fomos até o Haras Tuiuti, no interior do estado de São Paulo para comprovar na prática o que há bastante tempo estávamos apenas lendo. Considerando seu baixo peso, são 158,5 kg já em ordem de marcha, a roadster da BMW oferece uma pilotagem ágil e divertida, que, na pista foi mais que satisfatório para descarregar adrenalina no sangue. Seu painel digital com display de LCD (cristal líquido) torna o painel de instrumentos ser de fácil visualização, contando com um computador de bordo com muita informação disponível. Resta saber se ela é a motocicleta ideal para encarar o trânsito das grandes cidades brasileiras.

Até atingir os 6 mil giros, a BMW G 310 R não chega a empolgar tanto, mas passando deste ponto ela mostra a que veio. Com pico de torque a 7.500 rpm de 2,85 kgfm, a motocicleta fica mais divertida, ainda mais quando esticamos todas as marchas, realizando as trocas apenas após o piscar da shift light. Sua potência máxima é de 34,4 cavalos quando são atingidos os 9.200 giros.

Merece destaque o sistema de suspensão dianteira por conta dos garfos invertidos (upside-down) KYB (Kayaba) de 140 mm de curso e 41 mm de diâmetro, enquanto que na traseira o único amortecedor é fixado diretamente na balança, feita em alumínio, tornando a leve motocicleta bastante fácil de lidar com as irregularidades do asfalto e mudanças de rápidas de direção. Seus freios ABS, BYBRE (linha de freios da Brembo para mercados como Brasil, Rússia, Índia, China, e Sudeste Asiático), dão conta do recado que é parar essa pequena naked alemã, com um disco simples de 300 mm na dianteira e disco simples de 240 mm na traseira.

A motocicleta conta ainda com tanque de combustível com capacidade para 11 litros, aproximademente 1 L de reserva. Apesar de não ser parâmetro, acelerando forte na pista, o computador de bordo registrou um consumo médio de 20 km/l, mas esta informação precisamos aguardar um teste mais longo, com utilização urbana, para comprovar. Outro ponto positivo da novidade da BMW para o Brasil fica por conta do assento, que é bastante confortável.

Ficha Técnica BMW G 310 R:

Motor  
Tipo monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas com duplo comando, refrigerado a água
Diâmetro / curso 80 mm x 62,1 mm
Cilindrada 313 ccm
Potência máxima 34 hp a 9.200 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 2,85 kgfm a 7.500 rpm
Taxa de compressão 10,6 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor Injeção eletrônica
Desempenho / Consumo de Combustível  
Combustível Gasolina
Alternador / Autonomia  
Alternador / Autonomia 330 W
Bateria 12 V / 8 Ah
Transmissão  
Embreagem Multidisco em banho de óleo, deslizante, operada mecanicamente
Câmbio 6 marchas
Transmissão Corrente
Ciclística / freios  
Quadro Aço tubular resistente à torção e de construção robusta com quadro traseiro aparafusado
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido KYB
Suspensão traseira Balança traseira tipo braço oscilante em alumínio
Curso da suspensão dianteira / traseira 140 mm / 131 mm
Distância entre eixos 1,374 mm
Trail 102,3 mm
Ângulo da coluna de direção 64,9°
Rodas Alumínio
Roda dianteira 3.0 x 17"
Roda traseira 4.00 x 17"
Pneu dianteiro 110/70 ZR 17
Pneu traseiro 150/60 ZR 17
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm
Freio traseiro Disco simples de 240 mm
ABS BMW Motorrad ABS
Dimensões / pesos  
Comprimento (mm) 2.005 mm
Largura (mm) 849 mm
Altura (mm) 1.080 mm
Altura do banco (mm) 785 mm
Curvatura das Pernas 1.760 mm
Peso em ordem de marcha 1) 158,5 kg
Peso total permitido 345 kg
Carga útil (com equipamento de série) 186,5 kg
Capacidade do tanque de combustível 11 litros
Reserva Aprox. 1 litro

Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Fotos e vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




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