moto.com.br
Publicidade:

Salão Duas Rodas: Capacetes Arai faz workshop em SP

Engenheiros da marca japonesa realizam palestras sobre as vantagens e tecnologias do equipamento

15 de October de 2013

A tradicional fabricante japonesa de capacetes de alto performance aproveitou o Salão Duas Rodas para realizar um evento inédito no Brasil com a participação dos especialistas Brian Weston (Arai Americas) e Tomoharu Abe (Arai Japão), convidados pela UFX Brasil, distribuidora oficial e exclusiva da marca para o Brasil, para ministrarem palestras para jornalistas, lojistas e pilotos interessados em aprimorar seus conhecidos sobre segurança, inovação, tecnologia, entre outros aspectos.

Nos encontros Brian Weston abordou principalmente a importância do que chama de “Gerenciamento da energia do impacto” nos capacetes e como a segurança é o item mais importante, e lamenta que muitas empresas e motociclistas não pensam desta forma. Ele demonstra que os padrões internacionais de segurança não são rígidos o bastante para os acidentes “da vida real” e que os motociclistas parecem desconhecer esta informação. Citou que o órgão de teste padrão de capacete mais rígido do mundo testa os capacetes a apenas 28 km/h.

Ficou demonstrado por meio de gráficos e acidentes reais que o casco deve ser extremamente rígido, redondo e liso para não apenas absorver a energia do impacto, mas também deslizar durante a queda e também não se prender a nenhum obstáculo, dissipando a energia de forma gradual e evitando forças rotacionais indesejadas para o resto do corpo. O engenheiro apresentou a ciência por trás da segurança: o R75 Shape. Trata-se de uma questão de matemática, onde um raio mínimo de 75 mm é o formato ideal para a anatomia da cabeça humana no que se refere a integridade, resistência e capacidade de deslizamento do casco durante a queda. Este raio está em 98% do casco, que é feito com mais de 20 itens, entre eles os exclusivos Zylon e Dyneema.

Foi também abordada a história e a filosofia da empresa que começou em 1929 quando Hirotake Arai, um motociclista ousado e produtor de chapéus e capacetes para o exercito japonês, criou um capacete de motocicleta para uso próprio. E que hoje, 84 anos depois, metade dos pilotos da Fórmula 1, IRL e Nascar escolhem Arai, mesmo sem ganhar nenhum centavo de patrocínio.

No final da palestra, os participantes receberam amostras de materiais “comuns” e dos materiais utilizados pela Arai. Todos foram convidados a explorarem as capacidades de flexibilidade, resistência e integridade das amostras e ficou muito clara a superioridade dos materiais utilizados no capacete Arai. Mais informações no site araibrasil.com.br.

- Confira o vídeo demonstração da tecnologia de segurança dos capacetes Arai

Fotos e vídeo: Divulgação

Confira o balanço e fatos marcantes do Salão Duas Rodas 2017

Confira as gatas e musas que agitaram o Salão Duas Rodas 2017

Ronaldo fenômeno recebe Yamaha XJ6 no Salão Duas Rodas

Honda SH 300i foi destaque no test ride no Salão Duas Rodas

Nacar tem novidades para o motociclista no Salão Duas Rodas

Dominator lança escape Dominator Eletronic no Salão Duas Rodas

Novidades do Salão prometem facilitar a vida do motociclista

10 motos dos sonhos para os fãs do Salão Duas Rodas

Yamaha no S2R tem Factor 150, MT-09 Tracer e YFZ-R1M

Salão Duas Rodas tem segundo lote de ingressos esgotados

Salão Duas Rodas confirma presença de BMW e Yamaha

Salão Duas Rodas confirma presença de Indian e Kawasaki

Salão Duas Rodas confirma presença de Honda e Harley

Arena Life Style é mais nova atração no Salão Duas Rodas

Comentários ( 0 )


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!



Anúncios em Super Destaque