-29026.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 81ª EDIÇÃO April de 2010

Muito crédito. Pouca aprovação

Já é abril. Passamos o primeiro trimestre deste ano e com ele veio um crescimento tímido do mercado, como constata Sergio Reze, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). “Automóveis e comerciais leves já mostram crescimento dentro das nossas expectativas, a exceção é o mercado de motos, que cresceu pouco”, declarou.

Isso acontece, segundo Reze, pois o crédito, que hoje EXISTE, não é liberado para o perfil dos motociclistas brasileiros. “Há recursos disponíveis, como a linha de crédito para motociclistas profissionais disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, porém as exigências são muitas e o consumidor de motos não tem o perfil exigido pelas instituições financeiras”, explicou. Há quase um ano, dediquei este espaço para pedir mais créditos para os motociclistas e, agora que ele aparece, vem um novo empecilho, o que fazer?

Uma alternativa que vem sendo muito utilizada é o consórcio. A Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) informou que houve um aumento de 10% entre janeiro e dezembro do ano passado — em relação a 2008. Para Luiz Fernando Savian, presidente regional da ABAC, o consórcio vai ganhar força. “Este ano, as instituições financeiras devem manter as exigências e os juros devem subir. Com isso acreditamos que a modalidade consórcio pode chegar a 50% de participação nas vendas do setor de duas rodas”, disse.

Deixando um pouco o mercado de lado, o Mundial de Motovelocidade vai começar. Isso mesmo, dia 11 de abril as feras da MotoGP entram na pista, no circuito de Losail, no Catar, para dar inicio há mais um certame cheio de emoções. Muitos pilotos subiram da extinta 250cc — este ano a categoria se chamará Moto2 — e o campeão da temporada 2009 do WSBK, Ben Spies, estará no grid.

O eneacampeão mundial, Valentino Rossi, também está confirmado, ao lado de Jorge Lorenzo, ambos na Yamaha. Casey Stoner provou que vem rápido este ano ao fazer o melhor tempo da pré-temporada, com sua Ducati GP10. Com tudo isso, a temporada 2010 da MotoGP promete ser uma das mais disputadas de todos os tempo e você não pode perder a cobertura completa no site, www.moto.com.br.

Como sempre, oferecemos para os amantes do motociclismo mais uma edição de nossa revista, com muitas páginas fresquinhas de novidades, muitas ofertas de motos, peças e acessórios para você.

Um grande abraço,
André Jordão.


Equipe Moto.com.br

Receba notícias de moto.com.br