-26929.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 77ª EDIÇÃO December de 2009

Esperança renovada

No editorial de outubro, dei os parabéns para o universo off-road brasileiro. Isso aconteceu, pois todos os campeonatos fora de estrada estão sendo muito bem organizados e, por isso, estão levando o público para onde passam, mostrando que a seriedade da estrutura faz a diferença.

Já o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que começaria dia 12 de abril, em Interlagos, mostrou uma total desorganização. Adiado, ele se iniciou  somente no  dia 29 de maio, quando já era para estar sendo disputada a terceira etapa. Tudo isso gerou desconfiança e a credibilidade da competição foi  abalada  no ano 2009.

Este ano também trouxe consigo a crise mundial, motivada pela crise de crédito nos EUA e talvez muitos tenham se utilizado disso como desculpa para o despreparo. Entretanto, agora, no fim do ano, a esperança parece estar  renovada. Felipe Massa e Carlinhos Romagnoli, em parceria, formaram a RM Eventos e com ela nasce o Racing Festival. Este será um campeonato voltado para a formação de pilotos  e, além das categorias para carros Formula  Future  Fiat e Trofeo Linea, haverá disputa de motos com a classe 600 SuperSport.

Uma ótima notícia, já que os organizadores merecem, até agora, a nossa confiança. Em novembro,  surgiu  mais uma iniciativa que vale ser destacada, o SBK Series. Realizado pela MotoSchool, este campeonato terá formato inédito. Ele será composto de quinze etapas: oito serão válidas pelo TNT Superbike e sete pelo Pirelli Superbike. O grande campeão do SBK Series será aquele que acumular o maior número de vitórias nas duas competições.

Também em 2010, acontecerá a Copa Kawasaki Ninja 250R, que será disputada em cinco etapas do campeonato Superbike Series. As etapas serão realizadas no autódromo de Interlagos, em São Paulo, paralelamente ao campeonato Pirelli Superbike e será voltada para  pilotos amadores.

Todo essa revolução na motovelocidade brasileira, ainda que uma pontinha de desconfiança paire sobre o público, traz uma perspectiva boa para o ano que virá. Já na venda de motocicletas a expectativa, segundo a Fenabrave, é registrar uma diminuição de 17,11 %, com um total de 1.600.000 motocicletas e similares comercializados até o final de 2009, ficando abaixo até mesmo dos números de 2007, quando foram vendidas pouco mais de 1.700.000 unidades.

Algumas notícias boas, outras nem tanto, mas o importante é torcermos por nosso setor e principalmente darmos apoio para as realizações de 2010. Se for preciso criticar, que critiquemos, de forma construtiva  e sensata, para que nossas opiniões sejam sempre respeitadas e tenham crédito.

Esta é a nossa edição de Natal, por isso ela está especial, com mais novidades e ofertas de motos, peças e acessórios para você, não deixe de conferir!

Um grande abraço,
André Jordão.


Equipe Moto.com.br

Receba notícias de moto.com.br