-26219.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 76ª EDIÇÃO November de 2009

Nove vezes Campeão Mundial, Parabéns Rossi!

Está chegando o final de 2009 e aposto que muitos estão com aquela sensação: como o ano passou rápido, né? Parece que sempre é assim! O ano de  2009 ainda trouxe uma dezena de feriados que ajudaram a acelerar o tempo. Novembro é marcado pelo fim das competições  nacionais e internacionais, mas este ano um fato especial trouxe um tempero a mais nesta disputa: Valentino Rossi conquistou seu nono título mundial com uma etapa de antecedência.

Fazendo uma analogia com o futebol, não consigo achar um time que tenha tantos títulos do mundo. Só me lembro do Kelly Slater, fenômeno do surfe e detentor de nove triunfos mundiais. Isso prova que a maturidade ou a famosa experiência não pode e nem deve ser descartada, ao contrário, tem que servir de inspiração, gerar respeito, porque os “vovôs” de 30 anos continuam por cima.

No dia 25 de outubro, na etapa de Sepang, na Malásia, Rossi chegou em  terceiro lugar e atingiu a marca de nove títulos mundiais de motovelocidade. “O Doutor”, como é conhecido, já havia faturado dois campeonatos na década de noventa, — 125cc em 1997 e 250cc em 1999 — somado aos sete conquistados na classe a máxima do motociclismo, a MotoGP, Rossi  se torna  Eneacampeão Mundial.

Esta é a nomenclatura correta para definir tantas vitórias. Entretanto,  prefiro dizer que ele é o mais completo de todos os tempos. Se Giacomo Agostini com 15, e Angel Nieto, com 13, têm mais títulos, Rossi já detém o maior número de vitórias na MotoGP: são 77, mostrando que a concorrência hoje é mais forte e mesmo assim “O Menino de Ouro” é soberano.

O Mundial de Superbike chegou ao fim neste mesmo histórico fim de semana, na etapa de Portimão, em Portugal. Ben Spies deu o primeiro título mundial de Superbike para a Yamaha e de quebra ganhou na  sua estreia na competição, deixando o japonês Noriyuki Haga na eterna segunda colocação. O americano já tem contrato com a equipe Tech 3 Yamaha na MotoGP para 2010.

A  todos os apaixonados por moto, aqui vai um recado: somos privilegiados e temos por obrigação não esquecer dos detalhes das conquistas de Valentino Rossi, pois nossos filhos vão nos perguntar e nós temos o dever de descrever com detalhes as nuances deste astro da motovelocidade. Perguntamos: quando surgirá um novo Rossi?

O grid 2010 da MotoGP está sendo formado e a promessa é de um campeonato ainda mais acirrado. Alguns pilotos das  250cc sobem, Ben Spies vem como campeão do WSBK, Casey Stoner e Jorge Lorenzo estarão com tudo, mas você tem dúvida de quem será o favorito? Parabéns, Valentino!

Como sempre, oferecemos para os amantes do motociclismo mais uma edição de nossa revista, com muitas páginas fresquinhas de novidades,  muitas ofertas de motos, peças e acessórios para você.

Um grande abraço,
André Jordão.


Equipe Moto.com.br