moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 72ª EDIÇÃO
July de 2009

Frio e moto combinam?

Que frio está fazendo este ano no Brasil não é? Ouço muito essa frase por aí, e é verdade que o efeito estufa, causado pela forma com que nós homens tratamos a natureza, piora a cada ano, mas e os motociclistas o que farão?  O frio em excesso traz diversos malefícios à saúde e também pode prejudicar a forma de pilotar, pois o contato constante com o vento inibe e enrijece os músculos.

Há diversas ferramentas para driblar este frio que o inverno traz nesta época do ano. A começar pelo rosto. A balaclava, por exemplo, evoluiu muito e hoje é um acessório que protege completamente não apenas o rosto, mas também cobre o pescoço. A produção dos equipamentos é baseada no frio europeu, o que facilita se comparado ao inverno tropical do Brasil.
 
Nas calças também se nota uma grande evolução, modelos com forro térmico e ajustes para o corpo permitem um acerto perfeito, evitando o desconforto na pilotagem. Existem muitas roupas térmicas que também entram nessa lista e há quem diga que o Long Jonh, usado para a prática do Surf, ajuda e muito quando usado por baixo do equipamento.

Luvas de couro ou em material sintético são essenciais, até por que são elas que mantêm as mãos quentes. Para quem não quer gastar com equipamentos caros, o segredo é improvisar. Duas meias, uma ceroula por baixo, e até mesmo um cachecol enrolado no pescoço, permitem uma tocada mais confortável durante o momento mágico que é o andar de motocicleta.

Muitas pessoas não gostam de rodar cheias de equipamentos, para essas a dica é modificar a motocicleta. Protetores de mão, localizados no manete, ou um pára-brisa, auxiliam no combate das baixas temperaturas. Até mesmo os motores de algumas motos, que esquentam muito, se tornam um aliado nesta empreitada contra o desconforto.

Em cima da moto, a temperatura “sentida” pode chegar até cinco graus centígrados, menor do que a temperatura ambiente. Por isso, agasalhe-se prevendo essa diferença de temperatura. A respiração, no frio, pode causar o embasamento da viseira. Nesse caso, deve-se passar a respiração para a boca, direcionando o ar para a parte inferior do capacete.

Depois de tomar todos os cuidados necessários é só pegar sua motocicleta, se não tiver uma, procure nesta edição que está recheada de ofertas. Depois de tomados todos os cuidados, é só curtir o passeio, a viagem ou um simples “role” por aí.

Meus parabéns para toda a classe de motociclistas, pois no dia 27 deste mês comemoramos nosso merecido dia e a melhor dica para as férias é ficar ligado no site, MOTO.com.br, pois lá vocês encontrarão dezenas de eventos para este mês de julho.

Abraço à todos,
André Jordão.

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: