moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 67ª EDIÇÃO
February de 2009

Folia com segurança

"Confira algumas dicas importantes antes de viajar de moto no feriado de carnaval".

Mês de folia, carnaval, sinônimo de festa, alegria e viagens para diversos motociclistas. Por esse motivo, nossa conversa de fevereiro traz uma boa dose de conselhos para aqueles que desejarem pegar estrada. Dicas e informações conhecidas por muitos, mas praticadas por poucos.

No quesito “fantasia”, atente para os tradicionais equipamentos de segurança. Acessórios como capacetes, óculos de proteção, luva, vestimenta resistente, camisa de manga comprida, além de jaqueta e sapatos adequados são considerados indispensáveis.

Na máquina alegórica de duas rodas, uma simples vistoria pode livrar o motociclista folião de imprevistos. Por isso, verifique a calibragem dos pneus, nível do óleo, filtro de ar, parte elétrica das lâmpadas, freios e espelhos.

Além da verificação de todos esses itens, algumas dicas de direção são válidas para este período. De acordo com informações da Autoban, concessionária responsável pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, as ultrapassagens devem ser feitas com cautela, devido ao deslocamento de ar causado pelo tráfego de grandes veículos, como caminhões e ônibus.

Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar tais incômodos, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem.

É bom lembrar que o tráfego em  pistas molhadas exige muito cuidado, pois a distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca. Outro cuidado é manter sempre os faróis ligados, mesmo durante o dia. Isso aumenta a chance do motociclista ser percebido por outros veículos, evitando acidentes. A utilização dos dispositivos refletivos nos capacetes facilita a visualização dos usuários de motocicletas por outros motociclistas.

O tradicional “se beber não pilote e se pilotar não beba” também merece destaque, já que estamos no mês do Carnaval, época em que os abusos são muito frequentes.

Seguidas as orientações, só resta cair na folia e contar depois como foi a aventura com a motoca. Aliás, se for viajar de moto, que tal relatar a experiência em nosso site, no canal Moto Repórter?

Um ótimo carnaval a todos!

Leandro Alvares.

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: