moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 66ª EDIÇÃO
January de 2009

Em busca do crescimento sustentável

“Ano novo começa com ritmo total no universo esportivo e repleto de energia para encarar o cenário econômico”.

Seja com receio ou otimismo, o motociclismo abre a primeira volta do GP de 2009 com uma série de destaques. Desta vez sem ameaça terrorista, como infelizmente ocorreu no ano passado, iniciamos janeiro com uma inédita edição do Rally Dakar pela América do Sul. Sem dúvida, o maior acontecimento do esporte a motor até o dia 17, em um total de 9.500 km de aventura entre Argentina e Chile.

O Brasil ficou de fora do roteiro, mas dizem que pode fazer parte a partir de 2010. Enquanto não chegamos lá, o melhor é curtir uma das competições off-road mais famosas do território nacional, o Rally Piocerá. A disputa será realizada entre os dias 26 e 31, saindo de Recife (PE) em direção a Fortaleza (CE). Nada menos que o percurso contrário ao de 2008, quando a prova foi chamada de Cerapió.

Para os amantes das pistas, janeiro marcará o retorno de uma tradicional corrida do circuito brasileiro, as 500 Milhas de Interlagos (confira os detalhes na seção de notícias desta edição), evento agendado para o dia 18, no circuito paulista.

É também no início do novo ano que as principais categorias da motovelocidade retomam os testes de pré-temporada. Por isso, os fãs da MotoGP e do Mundial de Superbike podem ficar atentos às informações de nosso site e conferir os resultados de todas as sessões.

O “campeonato” de 2009, como podemos observar, começa bastante agitado. Torçamos, porém, para que o agito se estenda a todas as áreas do motociclismo, afinal o temor da crise financeira que afetou o mercado no fim do ano passado segue presente. No entanto, pode ser útil para amadurecer um segmento cada vez mais forte no país.

Conforme vários especialistas anteciparam, dificilmente teremos um novo recorde de vendas e de produção de motocicletas. A aposta é de que os números deste ano sejam semelhantes aos registrados em 2007, que já havia sido um baita ano.

Hora então de pensar no chamado crescimento sustentável do setor de duas rodas, algo que neste momento é mais valioso e importante do que apenas “jogar” milhões e milhões de veículos nas ruas.

O freio foi acionado graças ao abalo econômico mundial e todos nós gastamos um pouco do nosso tempo para refletir sobre o episódio. Sigamos refletindo, portanto. A hora é agora, a mudança é necessária e a ocasião é muito propícia, já que ano novo representa vida nova, ânimo novo e desejo de sucesso. Tudo que o nosso motociclismo necessita.

Um abraço a todos!

Leandro Alvares.

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: