-10779.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 38ª EDIÇÃO December de 2007

O MÊS DA VELOCIDADE

Entenda porque este adjetivo tem andado lado-a-lado com o segmento de motocicletas.

A cada dia do ano, há sempre um ou mais assuntos para serem exaltados, alguns deles com direito até a feriado. São as famosas datas comemorativas, que nos tempos atuais podem ser facilmente consultadas pela internet.

Em julho de 2006, já comemoramos o dia do motociclista, mas estamos caminhando para outro marco totalmente relacionado ao mundo das duas rodas - e em vários sentidos: o Dia da Velocidade, celebrado em 9 de setembro.

Este adjetivo do segmento motociclístico tem sido bastante evidente. Não somente no termo literal da palavra, pois sabemos da imensidão de máquinas velozes existentes, que cada vez mais evoluem e atingem marcas impressionantes. Exemplo disso é a moto escolhida para a capa desta edição, uma Triumph Daytona 675, cujo visual dá indícios do que ela é capaz de fazer em termos de rapidez.

Mas também conseguimos notar a presença da velocidade no desenvolvimento do mercado, que até o mês de julho mostrou crescimento expressivo. E os dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) estão aí para comprovar: a produção ascendeu 17,5% e as vendas no mercado interno foram 23% superiores ao mesmo período de 2005.

Com base nesse quadro, a entidade pensou rapidamente e alterou sua previsão de balanço anual para as motocicletas, passando a margem de aumento da produção de 10% para 12% e a do comércio interno de 13% para 15%, culminando num total de 1.360.000 motos fabricadas.

Velocidade...ela está nas pistas de corrida, nas inúmeras competições esportivas do Brasil e do mundo; sejam elas de motovelocidade, rali ou motocross. Ela aparece em todo o lugar, inclusive na informação. Nada melhor do que nosso site, (www.moto.com.br) atualizado diariamente com as principais notícias do setor, para justificar esta afirmação.

A única ressalva feita ao tema deste editorial vai para as questões de segurança, que jamais devem sair do primeiro plano das atenções dos motociclistas e dos governantes do país, responsáveis por elaborar medidas que prezem pela integridade física dos inúmeros apreciadores de motos. Esse pensamento, sem dúvida, precisa ser o mais veloz de todos.

Comemore sim o Dia da Velocidade, curtindo a centena de páginas recheadas de novidades de nossa revista, que há quatro anos tem sido uma das velozes do Brasil.

A todos, aquele abraço!


Equipe Moto.com.br