-58982.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 112ª EDIÇÃO November de 2012

Cuidado com a manutenção da moto

Programa de serviços de segurança e manutenção de motos da Abraciclo, em Brasília (DF), detecta problemas nos freios e na lubrificação

Como de costume, todos os anos a Abraciclo (associação dos fabricantes) promove o MotoCheck-Up, um completo programa de revisão e serviços voltados para a manutenção e a segurança do motociclista. Para a 16ª edição a cidade escolhida foi Brasília (DF), que assim como tantas outras capitais do país tem uma frota considerável de veículos de duas rodas.

O MotoCheck-Up de Brasília (DF) foi o primeiro na região Centro-Oeste e aproveitou os holofotes voltados para a Semana Nacional de Trânsito para ser realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, no estacionamento do estádio Mané Garrincha, na Asa Norte. Segundo os números da Abraciclo, o programa atendeu cerca de 1.500 motociclistas nos três dias.

A boa participação é um aspecto positivo, pois reforça que cada vez mais motociclistas estão conscientes da importância de revisões e serviços de manutenção nas suas motos. Evidentemente que programas gratuitos como o da Abraciclo são atraentes, mas não se trata apenas de uma questão de economia e sim de segurança e de preservação da vida.

Por outro lado, o fato negativo é que, a exemplo do que aconteceu em outras edições do MotoCheck-Up, o número exorbitante de motos atendidas que não estavam em dia com a manutenção. Baseado nos números de atendimentos, os itens que estavam com maior carência de manutenção foram os freios traseiros, com 25%, e com a lubrificação, 22,7%.

Outros dados, como o do perfil dos participantes, mostram que praticamente a totalidade dos motociclistas atendidos eram homens (96%), apesar do crescente número de mulheres ao guidão. Outro detalhe relevante é que mais da metade afirmaram usar a moto como veículo de trabalho (63%). Resumo: motos que rodam bastante precisam de mais manutenção.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br


Equipe Moto.com.br

Receba notícias de moto.com.br