-54461.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 108ª EDIÇÃO July de 2012

Um bom exemplo para o Brasil

Governo de Minas Gerais dá bom exemplo reduzindo de 18% para zero o ICMS na venda do principal equipamento de segurança do motociclista

Diante do quadro de acidentes e violência no trânsito que acompanhamos todos os dias nas grandes cidades brasileiras e que tanto afetam a vida dos motociclistas, nitidamente uma das partes mais sensíveis na rotina viária, já que as motos compartilham o mesmo espaço com carros, caminhões e ônibus, parece que finalmente vemos uma luz no fim do túnel.

Isso porque os motociclistas mineiros vão ser os primeiros do país a comprar o seu capacete, principal item de segurança para quem anda de motos, com preço reduzido. A economia no bolso é resultado da redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para o equipamento de 18% para zero, conforme anúncio do governo do Estado.

A atitude do governador Antonio Anastasia não vem simplesmente da sua compaixão para com os motociclistas que dispõem de poucos recursos para comprar um capacete que ofereça uma condição maior de proteção, mas sim das tristes estáticas que revelam que mais de 60% dos acidentes com vítimas na capital mineira envolvem motociclistas.

O alto índice de acidentes de trânsito por todo o país envolvendo motociclistas precisa deixar de ser encarado como um problema de segurança viária e ser definitivamente encarado como uma questão de saúde pública. No exemplo mineiro, facilitar o acesso aos equipamentos de segurança de moto é uma política de economia nos prontos-socorros dos hospitais.

Outra iniciativa bem-vinda para os motociclistas é o projeto para a criação de motofaixas nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O autor da proposta, o deputado federal Severino Ninho, espera que a medida ajude a reduzir a mortalidade nas ruas. De fato, o trânsito brasileiro virou uma guerra e o custo desse conflito parece impagável.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br


Equipe Moto.com.br