-51225.html" />

Revista Moto

REVISTA MOTO.com.br - 106ª EDIÇÃO May de 2012

Carteira de habilitação pode mudar

Proposta tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e visa trazer de volta o sistema de classificação da carteira de habilitação por faixa de cilindrada

Com a implantação do novo Código Brasileiro de Trânsito, instituído em 1998, o sistema de classificação por cilindrada para a obtenção da carteira nacional de habilitação foi modificado. Antes disso, a legislação previa três divisões para o documento. Basicamente: A1 (destinada a motos de baixa cilindrada), A2 (para as de média cilindrada) e A3 (para as mais potentes).

Desde a implantação da atual regulamentação, todo o indivíduo que deseja tirar a carteira de habilitação para motocicleta precisa apenas passar por teste teórico, exame de saúde, cursinho de trânsito, com ênfase em segurança defensiva e primeiros socorros, e um teste prático, que simula o trânsito urbano e mede o nível de equilíbrio do motociclista.

No final disso tudo e tendo sido bem sucedido nesse processo, que parece bem mais complicado quando retratado aqui do que ele realmente é, a pessoa obtém a tão deseja carteira de habilitação para motocicleta em uma única classificação: a letra A, que vale para motos de qualquer cilindrada, seja uma 125cc ou uma 1.800cc, por exemplo.

Fora a classificação A que permite pilotar motos de qualquer porte no país, a única exceção ou categoria especial concedida pelas autoridades de trânsito é habilitação do tipo AAC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Porém, esse modelo se destina a um grupo bastante limitado de condutores, já que a categoria A é mais abrangente.

Pois bem, eis que surge agora um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que propõe a mudança na classificação vigente e pode trazer de volta as subcategorias A1, A2 e A3, representando três faixas de cilindradas. A proposta ainda está em análise, mas se for aprovada poderá ajudar, e muito, na especialização dos motociclistas. Vamos esperar.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br


Equipe Moto.com.br