moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 104ª EDIÇÃO
March de 2012

Ações para capacitação do motociclista

Abraciclo (associação das montadoras) e Prefeitura de São Paulo somam esforços para criar um centro de referência no treinamento de motociclistas

Algumas iniciativas e boas soluções para conscientizar e preparar o motociclista para as ruas estão, felizmente, ganhando mais força, pegando uma carona no embalo do crescimento da venda de motocicletas no país, que no ano passado chegou perto de dois milhões de unidades comercializadas, com destaque para as vendas na região Nordeste.

Mas, ao mesmo tempo em que o mercado amadurece e se desenvolve, também é preciso investir na qualificação dos programas para habilitação para essa enorme levada de novos motociclistas brasileiros, enfatizando aspectos importantes de cidadania, legislação de trânsito, segurança e manutenção básica da motocicleta.

Enquanto essas e outras diretrizes não saem efetivamente do papel ou não são incorporadas definitivamente nos processos de formação e habilitação dos órgãos competentes de trânsito, temos que procurar outros caminhos para o aprimoramento do conhecimento e do domínio de um veículo de duas rodas nas vias urbanas e rodoviárias.

Para atender o motociclista recém-habilitado e entusiasmado com seu veículo novo, felizmente, contamos com boas escolas de pilotagem, além de alguns programas de preparação e segurança, como o Cepam (Centro Educacional Paulistano de Motociclistas), uma parceria da Abraciclo (associação das montadoras) em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

As obras começaram em fevereiro e quando ficar pronto o Cepam deverá atender cerca de 20 mil motociclistas por ano com capacitação e aprimoramento na pilotagem. A expectativa de Roberto Akiyama, presidente da Abraciclo, é de que novos centros de motociclistas surjam por todo o Brasil e que eles promovam uma mudança de comportamento no trânsito.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: