moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 103ª EDIÇÃO
February de 2012

Despreparação para o trânsito

Formação de novos motociclistas segue modelo defasado e precisa ser urgentemente modernizado, levando em conta o crescimento da frota e a nova realidade urbana

Segundo dados de mercado e entidades do setor, quase dois milhões de motos foram vendidas no Brasil em 2011. Boa parte desse número são motociclistas novatos, que recém-tiraram a habilitação de moto e viram no veículo de duas rodas a sua independência do deficiente e problemático sistema de transporte público.

Se comprar uma motocicleta de baixa, média ou alta cilindrada, não é, felizmente, mais um problema para o cidadão brasileiro, sua preparação e formação como motociclista não é condizente com a realidade no trânsito. A cada mês, milhares de motos ganham às ruas de todo o país e, em muitos casos, com motociclistas despreparados ao guidão.

Se o mercado das duas rodas está aquecido, os órgãos governamentais e entidades responsáveis pela legislação e fiscalização dos meios de transporte deveriam atuar mais intensivamente no sentido de desenvolver práticas para aumentar a segurança no trânsito e preparar, efetivamente, o motociclista para a responsabilidade de pilotar sua moto.

Se olharmos para o passado, dez anos atrás a frota brasileira de motocicletas não chegava a cinco milhões de unidades. Um cenário totalmente diferente de hoje. As concessionárias de motos nunca venderam tanto como agora. A frota de motocicletas no país seguramente beira os 20 milhões. Um número quatro vezes maior que há dez anos.

O reflexo do despreparo na condução de um moto pode ser visto nos departamento de ortopedia dos hospitais de todo o Brasil. Se nem todo acidente de carro é grave, com moto a coisa é diferente. Nos casos quando não há morte, podem ficar sequelas terríveis. Por isso é imperativo a melhoria nos processos de educação e formação de motociclistas.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: