moto.com.br
Publicidade:

Revista Moto

Para Lojistas: Anuncie seus produtos e receba a Revista MOTO.com.br.Clique e saiba mais!

Revista MOTO.com.br - Já nas bancas

REVISTA MOTO.com.br - 102ª EDIÇÃO
January de 2012

Um susto na cidadania

Motociclistas paulistas que circulam pelas grandes cidades viveram um verdadeiro pesadelo no final de 2011 com a ameaça de não poder levar mais garupa em suas motos

A vida dos motociclistas no Estado de São Paulo parecia que não ia ser nada fácil no começo de 2012. Isso porque no dia 22 de novembro do ano passado os parlamentares estaduais votaram e aprovaram o Projeto de Lei do deputado Jooji Hato (PMDB) para proibir garupa nas motos nos dias de semana nas grandes cidades paulistas.

A penalidade prevista para o motociclista flagrado pela fiscalização dando carona em sua moto era de R$ 130 por infração cometida. Mas o projeto polêmico ainda não parava por aí. O texto também previa a obrigatoriedade da fixação do número da placa da moto no capacete e em coletes que deveriam trazer essa informação.

A indignação dos motociclistas ficou nítida no site MOTO.com.br, pois recebemos um grande número de comentários e manifestações de repúdio ao projeto. Todos sabem que os motociclistas além de usarem a motocicleta como meio de transporte, levam a mulher ao trabalho, levam a filha para a escola, dão carona para o colega, e por aí vai.

A alegação do autor do projeto é de que esse tipo de lei se faz necessária nos dias de hoje para combater a criminalidade nas grandes cidades, levando em conta o aumento do número nos casos de roubos e assaltos praticados por bandidos de moto que costumam levar comparsas como garupa. O próprio deputado disse que já foi vítima disso.

Felizmente, prevaleceu o bom-senso, com o veto do governador Geraldo Alckmin ao projeto de proibição de garupa nas motos. Afinal de contas o cidadão não pode ser punido no seu direito, na sua liberdade por causa da onda de criminalidade. Para reprimir o crime o poder público tem que investir no policiamento e em ações de educação e cultura.

Um grande abraço,

Aladim Lopes Gonçalves
aladim.goncalves@moto.com.br

Equipe Moto.com.br

Compartilhe esta página: