Rally Dakar: Cyril Despres é o campeão nas motos em 2012

Aladim Lopes Gonçalves

Com o tempo total de 43.28.11 horas, o piloto francês Cyril Despres (KTM) garantiu o título de campeão nas motos no Rally Dakar 2012. A chegada da principal competição Off Road do planeta aconteceu nesse domingo (15/01), em Lima, capital do Peru, país que participou pela primeira da prova.

O maior concorrente do francês, o espanhol Marc Coma (KTM) teve dificuldades de navegação e com a transmissão de sua moto na 13ª etapa e acabou permitindo que Cyril Despres abrisse uma importante vantagem na classificação geral nas motos para a disputa da 14º e última etapa.

A diferença no tempo total do vencedor do Rally Dakar 2012, Cyril Despres, para o segundo lugar, Marc Coma, foi de 53.20 minutos, e para o terceiro colocado, o português Helder Rodrigues (Yamaha), foi de 1.11.17 hora.

A 14ª e última etapa do Rally Dakar 2012 foi vencida pelo piloto norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM). O pequeno trecho do décimo quarto dia, especial de 29 quilômetros até Lima, foi concluído no tempo de 22.26 minutos, com uma diferença de 1.08 minuto para o segundo colocado, Marc Coma, e de 1.43 para o terceiro lugar, o eslováquio Stefan Svitko (KTM). Com o título nas mãos, Cyril Despres apenas administrou vantagem nesse curto trecho da prova, chegando em 10º,

Já com a taça do Rally Dakar 2012 nas suas mãos, Cyril Despres acumula quatro títulos na competição (2005, 2007, 2010 e 2012) contra três do seu principal rival no mundo dos campeonato Off Road, Marc Coma, que detém os campeonatos do Rally Dakar de 2006, 2009 e 2011.

Polêmica
Apesar da performance excepcional no Rally Dakar 2012, Cyril Despres certamente não deverá ser lembrado somente como campeão, mas também pela sua atitude estranha na 8ª etapa, quando saiu de um lamaçal com a ajuda do piloto português Paulo Gonçalves (Husqvarna) e por não ter retribuído esse auxílio, deixando a moto do seu colega de prova, literalmente, na lama. Felizmente Paulo Gonçalves foi ajudado pouco depois por fiscais da corrida.

Brasil
Entre os brasileiros, Felipe Zanol (KTM Brasil), em seu ano de estreia no Rally Dakar (ex Rally Paris Dakar), o piloto mineiro mostrou muita raça e vontade em busca de grandes resultados e provou ser o melhor piloto de moto em competições Off Road.Felipe Zanol fechou a 14ª etapa da competição em 13º lugar. Resultado que o deixa entre os Top 10, despontando na 10ª posição na classificação geral nas motos.

José Hélio Rodrigues (Zé Hélio), da equipe Husqvarna, finalizou a última especial do Rally Dakar 2012 em 22º (19º na classificação geral nas motos). Outro estreante, o piloto catarinense Denisio do Nascimento, da equipe Petrobras Lubrax, concluiu a 14ª etapa em 28º (24º na geral nas motos). Já Dimas Mattos, da equipe Brasil Moto Tour, cumpriu a etapa final em 53º (55º na geral nas motos), somando mais uma grande competição ao seu expressivo currículo profissional no mundo Off Road.

Destaque também para os outros integrantes do valente time de pilotos brasileiros nas motos no Rally Dakar 2012, Ike Klaumann, Vicente De Benedictis Neto e Arndt Budweg, que, por motivos de força maior, não puderam concluir a prova, mas merecem todo o reconhecimento dos motociclistas do Brasil.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br