Leandro Torres dá a receita para vencer na vida e no Rally Dakar

A prática de esportes é uma opção por um estilo de vida e também uma válvula de escape para trabalhar o equilíbrio entre o estresse da vida profissional e a construção de um corpo mais saudável.

Durante a prática de um esporte, principalmente os mais radicais, a concentração é fundamental, como salienta o atual campeão do Rally Dakar na categoria UTV, Leandro Torres, que está afastado da edição de 40 anos da competição, em 2018.

“Pode ser a diferença entre a vida e a morte”, conta o diretor do BTG Pactual e piloto oficial Polaris, Leandro Torres. “Se a mente não estiver focada na pista, no carro e na antecipação de qualquer problema, o acidente pode ser feio em alta velocidade”, completa.

No mundo profissional Leandro Torres tem um cargo estressante. Passa horas com pelo menos quatro monitores abertos, atento a qualquer mudança que possa afetar o mercado, desde a criação de uma nova empresa na China até a queda de um ministro no Brasil.

Sua rotina de trabalho é movida a estratégia. E essa, com certeza, a estratégia foi a ferramenta mais importante para se consagrar o primeiro brasileiro campeão do Rally Dakar em um UTV em janeiro de 2017.

 

Compre equipamentos Off Road no Shopping MOTO.com.br 

 

“Minha rotina profissional é muito parecida com o que passo nos rallies. É preciso ter sangue frio e manter o foco. Lido diariamente com grandes perdas e ganhos e isso não pode me afetar. No primeiro ano que participei do Rally Dakar, precisei conhecer as inúmeras variáveis. Capotei na terceira curva do Prólogo. A partir daí, soube que teria que manter a ansiedade baixa para ter sucesso. Este ano, com mais maturidade no esporte, consegui manter o equilíbrio e pensar que uma prova de longa duração não se ganha no primeiro dia, é preciso muito planejamento”, explica.

Chegar ao ponto de se tornar um piloto profissional com o Polaris RZR 1000 não foi fácil. Em 2005, Leandro Torres pesava 135 quilos, teve um problema sério relacionado ao estresse e foi internado para uma cirurgia bariátrica emergencial. Passou 60 dias na UTI com uma infecção bacteriana gravíssima e se salvou. “Todos os dias que estive na UTI tinha a certeza que ia vencer. Quando sai de lá, minha vida recomeçou. Comecei uma rotina de exercícios e ela me levou as corridas”.

Com 46 anos, ele está no auge da carreira profissional, tanto no campo profissional quanto na direção do seu Polaris. Quando sai do escritório, ele diz que desliga um botão e liga outro.

“A principal busca é pelo autoconhecimento. Hoje, consigo controlar a dor e o cansaço. Eles estão lá, mas eu nem me lembro. Ou porque a bolsa está caindo ou porque meu pé está queimado e eu preciso terminar a especial para continuar na prova. No Dakar, tenho que pensar num pneu furado enquanto a temperatura passa de 35 para -5 graus. É um leão por dia, igual no trabalho.”

Nova Dupla no Rally Dakar
 
 
Para a disputa do Rally Dakar em 2018, competição que começa no dia 6 de janeiro em Lima, no Peru, e segue para a Bolívia e Argentina, finalizando no dia 20 em Córdoba, depois de um roteiro de 9.000 quilômetros de desafios e dificuldades, a nova dupla Polaris Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama já está em concentração para a edição especial de 40 anos do Rally. E saiba que eles têm rotinas bem parecidas com a do Leandro Torres.

Zeca Sawaya tem uma construtora e viaja o tempo todo acompanhando obras. “Preciso dessa válvula de escape. E numa vida tão agitada, ainda tenho que arranjar tempo para me preparar para cada prova de rali. Mas essa é a melhor parte”, diverte-se.

“As pessoas se perguntam como conseguimos recuperar energia gastando mais ainda... é pelo próprio desafio das atividades. Ficamos viciados na adrenalina do trabalho. O rali é um intensivo da vida profissional. Você tem desafio, pressão, concorrentes, tomadas de decisão. Tem que saber o seu limite”, conta Marcelo Haseyama, que é engenheiro eletrônico.

 

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!

 

Fotos: Sanderson Pereira e Doni Castilho/Polaris



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br