Rally dos Sertões: Um verdadeiro rally social

Pelo 11º ano consecutivo o Instituto Brasil Solidário vai coordenar a ação social do Rally dos Sertões. Uma iniciativa que deixa um rastro sem igual, e inesquecível, por onde passa a competição ano após ano.

Educação, Saúde, Meio Ambiente, Artes, Inclusão Digital e Cultural são as atividades de caráter sustentável que serão realizadas este ano em sete municípios carentes próximos do roteiro da competição: Pirenópolis (GO), Trindade (GO), Novo Acordo (TO), Porto Nacional (TO), Carolina (MA), Balsas (MA) e Caucaia (CE). Com um programa que atinge diretamente as principais escolas públicas das cidades, faz com que as populações dos locais atendidos tenham livre acesso e participem ativamente de todos os trabalhos, sempre dentro do ambiente educativo.

Por onde passa espalha esperança e deixa saudade
Mas a contribuição da Ação Social extrapola qualquer resultado numérico (e olha que eles são impressionantes), isso porque deixa um rastro de capital de conhecimento, de certezas e de esperança que, ao contrário da chuva, esse Rally dos Sociais passa sem pressa e tem data e hora certa para voltar no ano que vem e no próximo, no próximo, no próximo, no próximo... O programa atinge diretamente as principais escolas públicas das cidades, e faz com que as populações dos locais atendidos tenham livre acesso e participem ativamente de todos os trabalhos, dentro do ambiente educativo.

O que é bom dura sempre
O objetivo maior da ação é que cada município consiga manter as atividades implementadas, já que mesmo após o término do rally o Instituto Brasil Solidário monitora essas escolas para que os benefícios não ocorram apenas no período da prova. Assim é que algumas cidades são visitadas antes da chegada do evento, enquanto outras recebem os trabalhos depois da passagem da prova pelos locais. Como na área da Educação, por exemplo, como projeto de financiamento de bolsas e cursos extracurriculares realizados após a apresentação de ideias e materiais expostos pela escola, que comprovem a necessidade e interesse dos envolvidos. Outra frente se dá com diversas capacitações para gestores locais e corpo docente e discente, fazendo com que muitas das ideias levadas sejam aplicadas no dia-a-dia das escolas muito tempo após as visitas e ao longo do semestre seguinte.

Caravana da boa e eficiente vontade
Médicos de diversas especialidades: odontologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia e clínica geral. Além dos atendimentos fornecidos gratuitamente à comunidade são fechadas  parcerias significativas com as escolas, prefeituras e secretarias regionais para o fomento de atividades educativas e melhorias na infraestrutura, como a construção de escovódromos para os alunos. Também são fechadas parcerias estratégicas com a iniciativa privada, que novamente investe em farmácias nos sete municípios. Dessa forma, o paciente, após o atendimento médico e munido de receita, pode pegar o seu remédio correspondente sem pagar nada.

A ação social também ganhou doações como as brinquedotecas fixas para as instituições de ensino. E para repetir a fórmula de sucesso dos anos anteriores, o Rally dos Sociais faz surgir hortas comunitárias, arborização e viveiros em cada município. Até o Meio Ambiente não é esquecido e as cidades são capacitadas com coleta seletiva e oficinas de reciclagem.

Mata a cobra e mostra o pau
Na mais pura tradição do sertão as histórias precisam ser contadas constantemente para que sobrevivam com vigor e espalhem os seus benefícios. Com uma projeção de público beneficiado, de 79.749 pessoas (numero de alunos nas escolas atendidas, atendimentos diretos, kits doados, cestas, capacitações, participantes de oficinas e atividades gerais, e leitores estimados pelos números de livros doados) fica fácil de entender esse alcance. Como se isso não bastasse, basta olhar esses números do que foi o Rally dos Sociais em 2010 para ver que não falta mote e nem rima para, o contador que seja, fazer perpetuar passando de geração em geração

Realizações
Arborização: 150 árvores plantadas
Bibliotecas: cinco, com 14.115 mil livros doados
Kits escolares: 2.705
Kits esportivos: 05
Computadores: 10
Impressoras: 05
Câmeras fotográficas: 05
TV e DVD: 10

Atendimentos
- clínico geral: 552;
- ginecológico: 70;
- odontológico: 193.
Farmácia: Mais de 280 tipos de medicamentos, totalizando 05 farmácias
Kits odontológicos: 965

 

VEJA MAIS

Rally dos Sertões: Motos com alto nível técnico

Rally dos Sertões: Dimas Mattos espera a largada 

Rally dos Sertões: Inscrição de motos supera 2010

Rally dos Sertões: Nova batalha entre motos

Rally dos Sertões: Irmãos Klaumann na disputa

Rally dos Sertões: Prova de extrema técnica

Rally dos Sertões cai no samba

Rally dos Sertões: Últimos dias para inscrições

Rally dos Sertões: Piloto analisa o percurso

Rally dos Sertões: 4 mil km de pura adrenalina



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br