moto.com.br
Publicidade:

Rally dos Sertões

Rally dos Sertões: Entrevista com o campeão Marc Coma

Piloto espanhol da equipe KTM Factory Team acumula dois títulos na principal competição Off Road do Brasil

08 de September de 2014
Compartilhe este conteúdo:
Depois de conquistar o Rally dos Sertões em 2014, segunda vez que leva o troféu de campeão para sua casa, na Espanha – antes foi vencedor em 2010 – além de acumular quatro títulos no Rally Dakar (principal competição Off Road do planeta), o último também em 2014, agora a fera espanhola continua na disputa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country.
 
Para conquistar o Rally dos Sertões em 2014, Marc Coma travou boas disputas com o piloto português Paulo Gonçalves, da equipe Team Honda HRC, que venceu a prova brasileira em 2013 e chegou em segundo nesse ano.
 
Outro competidor encardido nas disputas com Marc Coma é o francês Cyril Despres, com cinco títulos no Rally Dakar, mas que agora está deixando as disputas nas motos para acelerar de carro na equipe Peugeot.
 
Após mais essa vitória no Rally dos Sertões, Marc Coma desponta como um dos pilotos favoritos e mais cotados para ganhar as disputa dos próximos confrontos Off Road nas motos.
 
Como pode ser comprovado nessa entrevista, depois de vencer o Rally dos Sertões, o piloto espanhol Marc Coma tem verdadeira fome de vitórias e títulos. (AMV.es)
 
 
PERGUNTA: As suas estatísticas nas competições são assustadoras até mesmo para os mais descrentes: 91% das corridas que terminadas você alcançou o pódio e 64% de vitórias no Campeonato Mundial. Quais são as suas motivações para enfrentar todos esses desafios?

MARC COMA: "Eu e minha equipe enfrentamos cada corrida como se fosse única. Só assim podemos manter a motoviação e cumprir todos os desafios com o máximo de empenho. Os pilotos têm a sorte de fazer o que realmente gostam, por isso a disputa das competições não representa qualquer esforço motivacional. Certamente, ninguém nos dá nada de graça e tudo o que conquistamos vem de nossas vitórias. Por trás de cada vitória há muito sacrifício, esforço e dedicação. Mas o mais importante está na maneira em que você encara esses desafios. É aí que recai grande parte do êxito. Se você gosta do que você faz, você não precisa buscar motivações."
 
PERGUNTA: O que significa vencer o Rally dos Sertões?

MARC COMA: "Sem dúvida é uma satisfação muito grande porque o Rally dos Sertões não é fácil. É uma prova muito exigente e seletiva, em que percorremos mais de 2.600 quilômetros e em um terreno muito difícil. Os pilotos locais conhecem bem esses caminhos, o que representa uma certa desvantagem, e para compensar isso, temos que ser rápidos e constantes. Tudo isso nos permitiu vencer, mas não é nada fácil. O nível da competição tem sido muito alto e isso tornou o Rally dos Sertões, uma prova tão interessante e divertida. Chegamos aqui em boa forma, mas, como vimos, os outros também vieram bem preparados. Então, se fizermos uma avaliação geral do rally, eu acho que foi uma competição muito positiva para todos. Tanto para mim e para a própria equipe, que merece a vitória, assim como eu."
 
PERGUNTA: Qual é o segredo para manter um ritmo tão alto e sem cometer erros?
 
MARC COMA: "Estar sempre atento e nunca baixar o nível de concentração, por maior que seja a sua vantagem para outro piloto, são fatores fundamentais para manter uma consistência ideal. Além disso, para chegar a estes níveis, você deve estar bem preparado fisicamente e mentalmente. Nada disso seria possível sem uma preparação prévia e um bom programa de treinamento específico. As pessoas só veem a parte gloriosa de um piloto, mas na retaguarda de um piloto há muito trabalho e também muito empenho. Acredito que a parte mais difícil de um atleta de elite é conseguir manter essas variáveis intactas. Parece fácil falar, mas quando você decide entrar em ação aí sim as coisas começam a acontecer."
 
PERGUNTA: Com 71 pontos na classificação geral, com dez de vatangem contra Paulo Gonçalves, a conquista do Mundial de Rally Cross Country em 2014 parece estar mais perto. Você esperava um final assim emocionante?

MARC COMA: "O Paulo [Gonçalves] é um grande piloto e está mostrando isso em cada etapa em que participa. Em primeiro lugar, devo dizer que eu não penso na classificação antes de qualquer prova. Meu objetivo é trabalhar duro todos os dias e aprender com os erros. Todo o resultado alcançado está relacionado diretamente ao trabalho realizado. Diante disso, eu não planejo nenhuma situação específica. Estou sempre centrado em mim. Sempre pensando em fazer o meu melhor e dar o meu melhor para todos os membros da minha equipe. Tudo o que sai dessa linha de trabalho não está nos meus planos."
 
PERGUNTA: Como você planeja esse final de temporada e qual vai ser sua estratégia para o Rally do Marrocos, prova que acontece entre os dias 3 e 9 de outubro?
 
MARC COMA: "Minha estratégia é feita no dia a dia. Embora seja verdade que o Rally do Marrocos é uma corrida em que temos muitas informações e podemos nos preparar de forma diferente. Bem diferente do Rally dos Sertões, além disso, o terreno é mais cômodo para nós e isso é sempre um ponto importante a considerar em uma competição. Nós vamos para a disputa com muito entusiasmo e sede de vitória, como sempre, que são as motivições que nos permitem aprender a cada dia."
 
PERGUNTA: Duas motos da Honda estão perseguindo sua KTM. Você esperava encontrar esse nível competição?

MARC COMA: “Sim. A Honda estão sendo muito fortes e mostram isso em cada prova. Todos nós sabemos o grande potencial dos japoneses. Desde o primeiro momento que decidiram fazer parte do Campeonato Mundial e no Rally Dakar, era possível imaginar que eles iriam colocar todas as suas armas e força total nas competiçes. Por isso não me espanta o seu alto grau de competitividade."
 
PERGUNTA: Então, com o troféu do Rally dos Sertões nas mãos, agora você vive a expectativa para a grande final do Campeonato Mundial?
 
MARC COMA: "Sem dúvida, temos que descancar um pouco, mas para falar a verdade, creio que esse descanso vai ser bem rápido mesmo. Até porque não tenho nenhuma inteção de ficar sem acelerar de moto nos próximos dias."


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Sertões: Vídeo - Melhores momentos da 7ª Etapa - 2017

Sertões: Vídeo - Melhores momentos da 6ª Etapa - 2017

Sertões: Vídeo - Melhores momentos da 5ª Etapa - 2017

Piloto da Bianchini Adhemar Pereira Índio recebe homenagem

Rally dos Sertões promove várias ações sociais em 2017

Equipe Bianchini Rally no pódio do Rally dos Sertões 2017

Rally dos Sertões: Classificação Final 2017

Sertões: Nova categoria para motos até 230cc

Piloto da Bianchini Adhemar Pereira Índio recebe homenagem

Equipe Bianchini Rally no pódio do Rally dos Sertões 2017

Lista de pilotos Rally dos Sertões 2017

Sertões: Jean Azevedo é o grande campeão nas motos

Rally dos Sertões promove várias ações sociais em 2017

Rally dos Sertões: Resultados 7ª Etapa 2017

Comentários ( 0 )


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Vídeos Rally dos Sertões

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Sponsors