Rally dos Sertões: Dimas Mattos espera a largada

Se ainda não foi dada a largada para as motos no Rally dos Sertões 2011, prova que acontece entre os dias 9 e 19 de agosto e que terá mais 4 mil quilômetros de percurso (partindo de Goiânia-GO e com chegada em Fortaleza-CE), para o pessoal da Brasil Moto Tour, uma das equipes de motocross mais tradicionais da modalidade, o clima já é de competição.

Com três títulos de campeão e três vices-campeonatos no Rally dos Sertões, a equipe BMT é comandada por um dos ícones do motocross nacional, Dimas Mattos, 46 anos, que além de piloto é chefe de equipe, diretor da agência Brasil Moto Tour, que promove roteiros de moto pelos Lençóis Maranhenses (MA), e sócio da ASW Racing, maior empresa de equipamentos Off Road do Brasil.

“O Rally dos Sertões é uma competição que leva o piloto ao limite do prazer na pilotagem, uma prova de pura aventura”, ressalta Dimas Mattos, que em 2011 vai completar 15 participações na prova e acumula 28 anos de experiência no mundo Off Road. Para essa, que é a 19ª edição dos Sertões, ele revela que a equipe chega com novos equipamentos. A BMT vai usar motos KTM 450 EXC, sendo que uma das grandes feras da nova geração do motocross nacional, Felipe Zanol, vai correr de protótipo BMT.

“Para a disputa do Rally dos Sertões estamos preparados com boa estrutura e um time de sete pilotos e cinco mecânicos”, afirma. Considerando o investimento de R$ 150 mil na preparação da equipe para a disputa da competição, os pilotos da BMT realmente não estão pensando em outra coisa que não seja o título. Uma atração a mais é a presença da estrela internacional da modalidade e tricampeão do Rally Dakar, o piloto francês Cyril Despres, um reforço e tanto para a equipe de Dimas Mattos.

Todas as motos precisam ser preparadas para atender as especificações da competição, como a instalação de um tanque de combustível maior, suspensão especial, sistema de navegação, entre outras modificações. O mecânico responsável por toda essa preparação é Jesus Rodrigues Francisco, mecânico-chefe da equipe, que participou de 10 Sertões e trabalha há 20 anos com preparações de motos para competições. “A responsabilidade só não é maior que o prazer de participar de uma prova como o Rally dos Sertões”, diz.

Em relação às dificuldades da prova, Dimas Mattos diz que a preparação do piloto é o primeiro desafio, pois não basta dispor de boa estrutura de equipe e equipamento de ponta sem estar com um bom condicionamento físico. “A preparação para uma prova como a do Rally dos Sertões começa muitos meses antes, incluindo alimentação saudável e exercícios regulares. Sempre que posso eu corro de moto, participo de corridas e ando muito de bicicleta.”

Após analisar o percurso do Rally dos Sertões 2011, Dimas Mattos acredita que a maior dificuldade para os pilotos é um temor que acompanha todos os que participam de competições de longa e média duração: o risco de pane seca na moto (ficar sem combustível). “É possível que isso aconteça nessa edição”, avisa.

Além da disputa da prova brasileira, Dimas acumula duas participações na competição de enduro mais difícil do planeta, o Rally Dakar, que exigiu o seu máximo como piloto de MotoCross. “O Dakar é uma prova fantástica, inesquecível. Cheguei a fazer 90% do percurso e andando bem. Consegui o 48º lugar em mais de 250 motos participantes”, destaca.

Com tanta disposição e fôlego de sobra, não é de se admirar que Dimas Mattos e todo o pessoal da equipe BMT estejam tinindo para mais uma edição dos Sertões e para outras tantas competições nacionais e internacionais que ainda virão por aí. “Vamos esperar, mais uma vez, que os nossos pilotos voltem com mais títulos de campeões do Rally dos Sertões”, salienta.

Confira o podcast com a entrevista do piloto Dimas Mattos, da equipe BMT e sócio da ASW Racing, sobre a preparação e expectativa para mais um Rally dos Sertões.

Principais conquistas de Dimas Mattos
2009/2007 - Participante do Rally Dakar
2006/2005/2004/2001 - Vice-campeão do Brasileiro de Rally Cross-Country
2005 - Campeão do Enduro da Independência
2000 - Campeão do Brasileiro de Rally Cross-Country
1998 -Tricampeão Paulista de Enduro

VEJA MAIS

Rally dos Sertões: Inscrição de motos supera 2010

Rally dos Sertões: Nova batalha entre motos

Rally dos Sertões: Irmãos Klaumann na disputa

Rally dos Sertões: Prova de extrema técnica

Rally dos Sertões cai no samba

Rally dos Sertões: Últimos dias para inscrições

Rally dos Sertões: Piloto analisa o percurso

Rally dos Sertões: 4 mil km de pura adrenalina



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br