VITÓRIA DE STEWART EM DETROIT

Carmichael e Reed dão show na luta pelo segundo lugar da 12ª etapa do AMA.

Por Thiago Fuganti

Que ninguém descarte James Stewart da briga pelo título do AMA Supercross, competição que a cada fim de semana tem ficado ainda mais acirrada, principalmente entre os três primeiros colocados na classificação. No último sábado, em Detroit, o piloto da Kawasaki conquistou sua quinta vitória do ano, a segunda consecutiva, diante de um massivo público de mais de 40 mil pessoas.

A prova, válida pela 12ª etapa, foi disputada na arena Ford Field, que pela primeira vez recebeu a categoria. Na pista, Stewart pilotou com tranqüilidade e venceu sem sofrer pressão dos concorrentes. O que mais se aproximou foi Ricky Carmichael, segundo colocado na corrida e líder do campeonato. “Ditei um bom ritmo desde a largada e segui com ele até a bandeirada final”, disse o vencedor. “Tenho que agradecer a facilidade ao Ricky e ao Chad”, ironizou.

Carmichael e Chad Reed, citados por Stewart, protagonizaram uma intensa batalha pelo segundo lugar do pódio. A briga estendeu-se até o segundo terço da prova, quando Ricky colocou um ponto final na constante troca de posições e faturou o duelo. “Esta foi, definitivamente, uma corrida para os fãs”, afirmou Carmichael. “Minha moto estava rápida o suficiente para lutar pela vitória, mas a má largada prejudicou as pretensões”, lamentou o piloto da Suzuki.

Reed, com a Yamaha, teve de se contentar com o terceiro posto. “Não irei desistir do combate”, afirmou o australiano, referindo-se à situação do campeonato, em que o piloto ocupa a vice-liderança, com dez pontos a menos que Carmichael (259 a 249). Stewart, ainda no páreo, aparece na terceira posição, com 239 pontos.

“Não posso aliviar minha tocada, pois os pontos estão muito próximos”, destacou o líder Carmichael. “O James está andando muito bem nesta fase do certame”, completou o norte-americano, que já venceu seis corridas em 2006 — Reed, venceu apenas uma.

No próximo sábado, em pleno dia da mentira (1º de abril), o torneio dos EUA promoverá sua 13ª prova, no Reliant Stadium, localizado no Texas. A última etapa do AMA Supercross será realizada apenas em maio, no dia 6.


Resultado em Detroit:

1) James Stewart (Kawasaki)
2) Ricky Carmichael (Suzuki)
3) Chad Reed (Yamaha)
4) Ivan Tedesco (Suzuki)
5) Nicholas Wey (Honda)
6) Michael Byrne (Kawasaki)
7) Ryan Clark (Honda)
8) Billy Laninovich (Honda)
9) Tim Ferry (Honda)
10) Jason Thomas (Honda)

Classificação:

1) Ricky Carmichael, 259 pontos
2) Chad Reed, 249
3) James Stewart, 239
4) Ivan Tedesco, 194
5) Nicholas Wey, 185
6) Michael Byrne, 181
7) Travis Preston, 146
8) Ernesto Fonseca, 125
9) Mike LaRocco, 108
10) Tim Ferry, 96


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br