Sucesso total na final da Copa Pimonte de MX

No último fim de semana, a região centro oeste de Minas Gerais recebeu a última etapa da copa Pimonte de Motocross 2009.

Por Roberto Brandão

A região Centro Oeste de Minas, recebeu no último fim de semana, a final da Copa Pimonte de Motocross 2009. Evento este que aconteceu nas dependências do Parque, que oferece estrutura de primeiro mundo aos pilotos e visitantes. Figurando entre os melhores campeonatos de Brasil, a Copa Pimonte já se tornou tradicional e recebe grande número de pilotos, como aconteceu na final, com mais 150 pilotos inscritos.

No sábado, aconteceram os treinos livres e pra deixar um clima de emoção no ar, pilotos de renome nacional, davam verdadeiros shows na pista. A final da Copa Pimonte também foi marcada pelo retorno de vários pilotos, que estavam afastados a mais de um ano. Hudson Miranda, o “Dissin” de Pará de Minas, estava afastado para se dedicar aos estudos e retornou em grande estilo e mostrou que 2010, estará entre o primeiros na briga por títulos. Juan, de Bambuí, estava afastado por causa de uma lesão no joelho e agora, recuperado da cirurgia, retornou com muita dedicação também promete boas brigas em 2010. Célio Jr, o “Juninho” de Sete Lagoas, estava parado para se recuperar de lesão. O clima ficou quente nos treinos de sábado quando o piloto Lucas Moraes, da Equipe Dunas  que recentemente estava na Califórnia representando o Brasil, cravou o tempo de 1:40,345, desafiando aos demais pilotos a bater sua marca.

No domingo, com presença de outras feras que chegavam a todo instante, o ambiente ficou muito competitivo com Massoud Nassar, Lucas Moraes, Tunico Miranda, Juninho Cabeção, Dodô, Cesinha, Onça, Yuri Moreira e outros, davam mostras de que teríamos uma prova inesquecível e assim foi.

MX 2

Uma das mais esperadas categorias, a MX 2 começou com muita emoção e disputas quentes. Já na largada, Tunico Miranda tentou o Holeshot, mas na hora da curva foi surpreendido por Massoud Nassar, que fez a ultrapassagem por dentro em um espaço mínimo, conseguiu o Holeshot e se distanciou de Tunico, que deixou a moto morrer e voltou na 20ª posição. A partir daí, a prova teve outra cara para Tunico. O piloto de Três Pontas sabia que teria que andar mais do que podia pra poder chegar no pelotão da frente e ele tratou de acelerar forte. Com 3 voltas ele já era o 8º. Mais uma volta e já era o 6º e em pouco tempo já havia assumido a 3ª posição. Na frente Massoud andava tranqüilo, mas já no final da prova,, Rômulo Botrell “Onça”, conseguiu chegar de forma espetacular e por muito pouco não consegue a ultrapassagem sobre Massoud. O piloto de Itajubá, usou sua experiência e venceu a prova. “Onça”, que mais uma vez foi show na pista, terminou em 2ª e se sentiu muito feliz com o resulatdo. Na 3ª posição Tunico andava muito forte, mas a distancia dos dois primeiros era grande e ele teve que se contentar com a 3ª posição, resultado que teve sabor de vitória, pela garra e a recuperação do piloto na pista. Saindo da 2ª posição para a 3ª. Depois de travar duelo com Daniel Andrade e “Cesinha”, “Dodô” assumiu a 4ª posição e conseguiu fechar a prova, sagrando-se campeão com 58 pontos. “Cesinha”, depois de andar muito forte, sentiu um pouco o final da prova e terminou na 5ª posição. Com a vitória, Massoud ficou com o Vice-Campeonato com 50 pontos.

MX Open

A última e mais esperada do dia, tinha sabor de revanche entre Tunico e Massoud, mas também tinha a participação de Lucas Moraes para deixar aprova ainda mais forte. Tunico desta vez foi mais esperto e fez o Holeshot. Ele até que tentou se manter na ponta, mas após o desgaste da MX2, foi praticamente impossível segurar a 2ª posição. Massoud tratou de tentar assumir a dianteira, mas Lucas Moraes, numa fase incrível, conseguiu a ultrapassagem nos dois adversários e assumiu a ponta. Daí em diante, só deu Lucas na ponta. O piloto fazia volta rápida atrás de volta rápida e parecia que brincava na pista. Lucas venceu com tranqüilidade e avaliou a pista e a estrutura do parque, como uma das melhores que ele já conheceu. Massoud Nassar, conseguiu se distanciar dos demais adversários e conseguiu terminar na 2ª posição também com tranqüilidade. Tunico ainda foi ultrapassado por “Juninho Cabeção”, que está muito bem, mas que precisa melhorar um pouco mais a forma física. Faltando poucas voltas para o final, Tunico e “Onça” que disputavam a 4ª posição, encostaram em Juninho e a briga ficou emocionante. Volta após volta, eles se espremiam nas curvas e aceleravam o máximo que podiam para ganhar posições. Juninho, mesmo se sentindo mal no finalzinho da prova, conseguiu terminar em 3º e nem teve tempo de comemorar, pois terminou com náuseas e demorou a se recuperar. Tunico, mesmo desgastado da MX2, conseguiu se manter a frente de “Onça” e terminou em 4º. “Onça”, que também havia de desgastado bastante na MX2, terminou em 5º. Dodô, terminou em 7º, mas sagrou-se campeão, graças as belíssimas atuações nas outras etapas. Ele somou 54 pontos. Massoud foi vice novamente com 47 pontos.

Após as provas, os pilotos eram só elogios aos organizadores e proprietários do Parque. Durante o evento, lançamos uma campanha para que as categorias 50cc e 65cc, tenha isenção de inscrição nos eventos do ano de 2010. O proprietário do Parque Hotel, informou que no ano de 2010, o Pimonte não cobrará inscrição nestas categorias, sendo o primeiro a aderir esta campanha. Contamos com o apoio de todos vocês, para que possamos incentivar a pratica do esporte, nesta categorias, devido o desaparecimento de pilotos, que seguramente serão os nosso representantes no futuro.

O evento contou com cobertura da TV Integração afiliada Rede Globo, TV Alterosa, TV Tem Base, Rádio Stilo FM de Pará de Minas, Sites www.actionmx.esp.br e www.showradical.com.br.

Campeões
MX Open: Adolf Layter (Dodo)
MX 2: Adolf Layter (Dodo)
MX 3: Dario Junior
Intermediária: Felippe Simões
Iniciantes: Nilson Telles B. Filho
Motos 2 Tempos: Daniel Vicente (Bubba)
230F: Guinho Silva
Nacional: Julio Cesar Ferreira
85cc: Fillipe Gonçalves
65cc: Gabriel Lucas Soares

Fotos: Jefferson “Coelhinho"


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br