Stewart vence etapa de abertura do AMA

Circuito de Anaheim foi o palco da acirrada briga pela vitória. Balbi participou da prova.

Por Leandro Alvares

Por mais que os adversários tentem, os três primeiros colocados nas corridas do AMA Supercross parecem ser insuperáveis. No último sábado, James Stewart, Ricky Carmichael e Chad Reed formaram, nesta ordem, o pódio da etapa de abertura do certame 2007, no circuito de Anaheim, nos EUA.

Os protagonistas da competição ditaram o ritmo da prova desde a tomada de tempos classificatórios. No gate final, Stewart e Carmichael encenaram uma briga à parte, com direito a sucessivas trocas de posições.

Uma queda na volta 13, contudo, fez o atual campeão da categoria perder a liderança para James, que alcançou a 13ª vitória na competição norte-americana. Reed terminou em terceiro.

“Aproveitei as férias de fim de ano para descansar e deixar a mente preparada para o campeonato”, disse o piloto da Kawasaki, referindo-se às quatro semanas de descanso que a categoria teve após as duas provas do torneio Mundial de Supercross, realizadas ainda no ano passado, no Canadá.

Fora da briga direta por aquele que seria o seu sexto título no AMA, pelo fato de optar por não correr em todas as etapas, Carmichael não ficou satisfeito com o segundo lugar. “Eu estava lá, na pista, mas com o pensamento distante, querendo entender apenas o motivo que me fez cair”, afirmou o astro da Suzuki.

“A explicação geral é que o James estava melhor, e eu não tive condições de superá-lo. Apesar de tudo, gostei de participar do duelo pela vitória, considerado pelo público como o melhor momento da disputa”, completou o corredor, que neste ano tentará fazer carreira no mundo das quatro rodas, na Nascar.

O circuito de Anaheim, extremamente lotado, também assistiu à exibição de Antônio Jorge Balbi Jr., o único brasileiro a participar do AMA Supercross. Nos treinos iniciais, o mineiro conseguiu o 32º melhor tempo, sendo na seqüência o 17º na qualificação para o gate decisivo.

Na sessão batizada de “última chance de classificação”, em que apenas os dois melhores corredores conseguem vaga para a corrida, o piloto da Honda foi apenas o 14º.

A segunda etapa do torneio acontecerá no próximo fim de semana, em Phoenix.

Confira o resultado da prova:
1) James Stewart (Kawasaki)
2) Ricky Carmichael (Suzuki)
3) Chad Reed (Yamaha)
4) Travis Preston (Honda)
5) Timmy Ferry (Kawasaki)
6) David Vuillemin (Honda)
7) Nicholas Wey (Honda)
8) Heath Voss (Honda)
9) Kevin Windham (Honda)
10) Michael Byrne (Suzuki)

Classificação
1) James Stewart, 25 pontos
2) Ricky Carmichael, 22
3) Chad Reed, 20
4) Travis Preston, 18
5) Timmy Ferry, 16
6) David Vuillemin, 15
7) Nicholas Wey, 14
8) Heath Voss, 13
9) Kevin Windham, 12
10) Michael Byrne, 11

Classificação do Mundial
1) Ricky Carmichael, 69 pontos
2) James Stewart, 67
3) Chad Reed, 65
4) Timmy Ferry, 50
5) David Vuillemin, 49
6) Nicholas Wey, 41
7) Travis Preston, 37
8) Heath Voss, 35
9) Paul Carpenter, 33
10) Jeff Gibson, 31

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br