Stewart mantém 100% no AMA Supercross

Em Anaheim, piloto venceu a 3ª etapa consecutiva. Balbi não classificou.

Por Leandro Alvares

James Stewart está impossível na temporada 2007 do AMA Supercross. O norte-americano venceu simplesmente as três etapas realizadas até o momento, sendo a conquista mais recente alcançada no último sábado, no circuito de Anaheim, na Califórnia.

Pode-se dizer que esta foi a vitória mais fácil do piloto da Kawasaki no certame, afinal Ricky Carmichael não participou da rodada — o atual campeão do torneio off-road já havia dito que correria somente em algumas provas neste ano.

Sem o rival, Stewart passeou diante do público e completou as 20 voltas da disputa com mais de 13s de vantagem sobre Chad Reed, o segundo colocado com o equipamento da Yamaha. Nick Wey colocou a Honda no terceiro lugar do pódio.

“Eu realmente me diverti nesta etapa”, afirmou o vencedor. “Fui capaz de manter um bom ritmo desde a largada e abrir uma boa diferença sobre os rivais. Não estou desmerecendo o potencial dos meus adversários, eu apenas consegui me desgarrar deles com facilidade desta vez”, completou o campeão do Mundial de Supercross, competição conjunta ao AMA.

Antônio Jorge Balbi Jr., que na semana retrasada, em Phoenix, havia somado seus primeiros pontos no campeonato — ao terminar em 17º —, não teve muita sorte em Anaheim. O brasileiro caiu no final da classificação e precisou disputar a repescagem.

Na largada, um mau funcionamento do gate deixou quatro pilotos presos no “portão de partida”, entre eles o representante do Brasil. “A organização não cancelou a largada e fomos prejudicados. Fiz uma corrida de recuperação e terminei em décimo. Não consegui me classificar”, lamentou o piloto em seu blog oficial.

“Eu acreditava que dava para classificar. Procurei ficar calmo, me concentrei muito, já que para classificar era necessário largar bem. Enfim, não tive muita sorte, mas fiquei satisfeito por saber que estou andando bem e me adaptando com facilidade às pistas. Mais uma vez agradeço a Deus por sair ileso”, completou Balbi, 24º colocado na classificação, com quatro pontos.

Stewart lidera a tabela do AMA com 75 tentos, 13 a mais do que o australiano Reed. Carmichael, com dois segundos lugares e um desfalque, ocupa o quinto posto, com 44. No Mundial, James também ocupa o topo da relação, com 117.

A quarta etapa do campeonato será disputada na noite do próximo sábado, em San Francisco, Califórnia.

Resultado em Anaheim:
1) James Stewart (Kawasaki)
2) Chad Reed (Yamaha)
3) Nick Wey (Honda)
4) Timmy Ferry (Kawasaki)
5) Michael Byrne (Suzuki)
6) Kevin Windham (Honda)
7) Paul Carpenter (Kawasaki)
8) Ivan Tedesco (Suzuki)
9) Josh Summey (Honda)
10) Nathan Ramsey (Yamaha)

Classificação:
1) James Stewart, 75 pontos
2) Chad Reed, 60
3) Timmy Ferry, 50
4) Nicholas Wey, 46
5) Ricky Carmichael, 44
6) Michael Byrne, 42
7) Kevin Windham, 40
8) Travis Preston, 36
9) Ivan Tedesco, 34
10) Heath Voss, 32

Mundial de Supercross:
1) James Stewart, 117 pontos
2) Chad Reed, 107
3) Ricky Carmichael, 91
4) Timmy Ferry, 84
5) Nicholas Wey, 74
6) David Vuillemin, 64
7) Heath Voss, 56
8) Travis Preston, 55
9) Paul Carpenter, 53
10) Michael Byrne, 51

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br