Stewart é o campeão do AMA SX 2009

Após uma corrida muito disputada em Las Vegas, ''Bubba'' termina em terceiro, mas leva o título.

Por Roberto Brandão

A última corrida da temporada 2009 do Monster Energy AMA Supercross aconteceu em Las Vegas, este final de semana, e atraiu mais de 39.000 espectadores ao Sam Boyd Stadium.

Enquanto a principal atenção estava voltada para a forte rivalidade entre a Yamaha de James Stewart e a Suzuki de Chad Reed, quem se deu bem foi Ryan Villopoto, que roubou a cena e conquistou a sua segunda vitória nas três últimas corridas.

Na histórica briga pelo título, Stewart levou para casa um sólido terceiro lugar que resultou na conquista do título. Ele obteve uma diferença de quatro pontos para o segundo colocado da corrida e do campeonato, Reed.

Logo na largada, a Suzuki de Mike Alessi ficou no meio da briga entre Stewart e Villopoto. Com um começo não muito bom, Reed saiu da primeira curva em sétimo lugar. Após completar a primeira volta, Stewart já assumia a liderança, seguido de muito perto por Villopoto, que levou a platéia à loucura, ultrapassando Stewart e consolidando o primeiro posto.

Atrás dele, Reed precisava da vitória para ter uma chance de ganhar o título e não desperdiçou oportunidades. Na décima quinta volta, foi pra cima e fez a ultrapassagem no piloto número 7, assumindo assim a segunda colocação. Stewart, que precisava somente do terceiro lugar para erguer o caneco, recuou da briga e ficou passeando em terceiro lugar.

“Essa foi a corrida mais difícil que tive para ganhar um título. Tem sido um campeonato difícil  para todo mundo. Só quero agradecer a todos que se envolveram em tudo o que conquistamos nessa temporada” ressaltou o bicampeão.

Para o australiano sua regularidade o manteve na disputa pelo título, entretanto não foi o suficiente. “Eu dei tudo de mim” falou Reed. “Eu posso ir embora sabendo disso. Nós tivemos uma ótima temporada e fomos muito regulares, o que nos manteve na briga pelo título. Quero voltar mais forte e reverter essa situação no ano que vem. James fez uma ótima temporada e pilotou muito bem, ninguém pode tirar isso dele”, completou o vice-campeão.

Resultado em Las Vegas:
1) Ryan Villopoto (Kawasaki)
2) Chad Reed, (Suzuki)
3) James Stewart, (Yamaha)
4) Kevin Windham, (Honda)
5) Ivan Tedesco, (Honda)
6) Mike Alessi, (Suzuki)
7) Josh Grant, (Yamaha)
8) Andrew Short, (Honda)
9) Nathan Ramsey, (Yamaha)
10) Davi Millsaps, (Honda)

Classificação:
1) James Stewart, 377 pontos ( Campeão)
2) Chad Reed, 373
3) Andrew Short, 270
4) Josh Grant, Yamaha, 237
5) Kevin Windham, 236
6) Ryan Villopoto, 233
7) Ivan Tedesco,226
8) Davi Millsaps, 219
9) Mike Alessi, Suzuki, 218
10) Josh Hill, 146


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br