SERTÕES: JEAN VENCE QUARTA ETAPA

Astro do Rally Dakar chega em segundo e assume liderança da classificação geral.

Por Leandro Alvares

4ª Etapa: Alto Parnaíba (MA) – Correntes (PI)
Deslocamento Inicial: 2 km
Trecho Especial: 187 km
Deslocamento Final: 77 km
Total: 266 km

Quem apostou numa disputa bastante acirrada na categoria motos do Rally dos Sertões, acertou em cheio. Neste domingo, o quarto dia de aventura, foi a vez do atual campeão da prova mostrar que está vivo na luta pelo título da edição 2006. Jean Azevedo venceu a especial de 187 km cronometrados, realizada entre Alto Parnaíba (MA) e Corrente (PI).

O brasileiro completou o trecho em 2h22min11s, pouco mais de dois minutos à frente de Cyril Despres, que passou a ser o novo líder da classificação. O francês, vale lembrar, foi o primeiro colocado na etapa maratona do sábado, recheada de 457 km.

Tiago Fantozzi, vencedor de duas das quatro rodadas competidas, ficou em terceiro hoje e caiu da ponta para a vice-liderança do evento. Outra troca de posições aconteceu entre o terceiro e quarto colocados: Azevedo tomou o posto do francês David Casteu. Juca Bala, outro forte representante do Brasil, ficou em quinto na chegada ao Piauí, mesma posição que ocupa na tabela geral.

“Foi um percurso quase todo com areia”, contou Azevedo, depois de garantir a vitória. “Fui o quarto a largar, me aproximei de David Casteu e arrisquei ultrapassá-lo num vôo cego por causa da poeira. Logo bati em alguma coisa e amassei o aro. Depois, cheguei no Tiago Fantozzi e preferi não arriscar de novo”, acrescentou o competidor, que só pensa agora em diminuir a vantagem dos líderes.

“Ontem, tive problemas na estrutura que segura a planilha de navegação, com isso perdi bastante tempo em relação aos líderes. Vou tentar agora recuperar de pouquinho em pouquinho, até Porto Seguro”, finalizou, em referência ao ponto de chegada do comboio do Sertões.

Amanhã, os astros do rali terão pela frente uma especial de 273 km, saindo do Piauí em direção à Bahia, na cidade de Barra. “Faremos a Especial dos 10 anos ao contrário”, lembrou Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race, organizadora da competição.

“Será um trecho duríssimo, com uma areia branca muito fina. A navegação será importante nesse dia. É uma especial tecnicamente perfeita. Tem de tudo e será muito importante para o desempenho das equipes no rali”, completou.

Confira o resultado da quarta etapa:
1) Jean Azevedo (BRA/KTM), 2h22min11
2) Cyril Despres (FRA/KTM), 2h24min27
3) Tiago Fantozzi (BRA/KTM), 2h25min54
4) David Casteu (FRA/KTM), 2h26min48
5) Juca Bala (BRA/Yamaha), 2h31h15

Classificação:
1) Cyril Despres (FRA/KTM), 14h24min26s
2) Tiago Fantozzi (BRA/KTM), 14h25min19s
3) Jean Azevedo (BRA/KTM), 14h38min50s
4) David Casteu (FRA/KTM), a 14h39min04s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br