SERTÕES: FANTOZZI LIDERA NAS MOTOS

Jean Azevedo garantiu a dobradinha do Brasil no primeiro dia de especiais.

Por Thiago Fuganti

Os brasileiros saíram na frente na disputa entre as motos do Rally dos Sertões. Nesta quinta-feira, o paulista Tiago Fantozzi conquistou a vitória das duas primeiras especiais da competição, realizadas entre as cidades de Goiânia e Minaçu, no Estado de Goiás. E para aumentar a festa do país verde-amarelo, Jean Azevedo completou a dobradinha ao fechar o percurso de 223 km cronometrados na segunda posição.

Atual campeão da charmosa prova off-road, Azevedo apenas lamentou o pequeno deslize enfrentado num dos trechos de deslocamento. “Um dos meus pneus estepe caiu do carro de apoio, e eu tinha planejado uma troca na segunda especial. Com isso, não pude andar tão forte quanto pretendia”, contou.

Perguntado sobre as condições dos trajetos percorridos, Jean respondeu que a primeira especial foi muito perigosa, travada e sinuosa, mas destacou o fato da planilha estar perfeita. “Na segunda, porém, as coisas foram mais tranqüilas: terreno bom, pista aberta, deu para ficar andando rápido o tempo inteiro”, afirmou.

Do terceiro ao quinto lugar, o domínio ficou por conta dos pilotos estrangeiros. O melhor deles foi o francês Cyril Després, atual vice-campeão do Rally Dakar, que terminou 2min34s atrás de Fantozzi. O piloto da KTM chegou a ser o mais rápido no segundo trecho cronometrado, mas não conseguiu manter o ritmo até o final.

Francisco Lopez, do Chile, fechou o dia na quarta posição, seguido do francês David Castou. Zé Hélio, outro representante Brasil, completou a lista dos seis primeiros, após enfrentar muitas dificuldades na travessia do rio Bagagem.
 
“Fui pego de surpresa e fiquei sem saber o que fazer quando percebi que a moto tinha emperrado no rio. Então parei, pensei e consegui tirar a moto de lá. Fiz ela funcionar, tirei a água do motor e acelerei o máximo possível no restante da especial”, detalhou o competidor.

Quem realmente não andou bem foi o chileno Carlo de Gavardo, tido como um dos favoritos ao título. Ele foi apenas o 75º colocado, além de ter sido outra vítima do rio Bagagem — vale lembrar que 78 corredores disputaram as especiais.

Primeiro acidente no Sertões

A notícia ruim da disputa de ontem foi o registro do primeiro acidente da edição 2006 do rali, justamente na categoria das duas rodas. Fabio Garcez bateu num carro de passeio durante o deslocamento inicial, nas proximidades de Niquelândia, quando se dirigia para o início do trecho cronometrado.

Ele precisou ser resgatado pelo helicóptero e levado ao Hospital Santa Lucia, em Brasília, onde passou por exames, que diagnosticaram fraturas no fêmur direto e no antebraço esquerdo. O piloto sofreu também um traumatismo craniano leve. Sua situação é estável e ele chegou até mesmo a conversar com familiares. Depois, foi sedado para ser transferido a São Paulo.
   
Confira a classificação, após duas especiais:

1) Tiago Fantozzi (BRA/KTM), 2h55min37
2) Jean Azevedo (BRA/KTM), 2h56min18
3) Cyril Desprès (FRA/KTM), 2h58min11
4) Francisco Lopez (CHI/Honda), 2h58min18
5) David Casteu (FRA/KTM), 3h00min40

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br