RICKY VENCE E BRASIL FAZ HISTÓRIA

Balbi Jr. fica entre os dez primeiros colocados na prova de Nova York do AMA Motocross.

Por Thiago Fuganti

No fim de semana em que Ricky Carmichael conseguiu ampliar ainda mais sua vantagem na classificação do AMA Motocross, com a conquista da quinta vitória consecutiva no ano, um brasileiro foi o destaque por fazer história para o seu país.

Antônio Jorge Balbi Jr. terminou em décimo lugar na segunda bateria da etapa realizada no último domingo em Unadilla, Nova York, e se tornou o primeiro representante do Brasil a conseguir tal proeza no torneio off-road dos EUA.

Graças à 15ª colocação alcançada na corrida inicial, o mineiro pôde largar mais à frente do grid na prova seguinte e soube aproveitar bem a oportunidade, fechando a primeira volta em quarto. Na segunda passagem, o competidor foi ultrapassado por Tim Ferry e Chad Reed e caiu para sexto. No sexto giro, foi superado por David Vuillemin, um dos pilotos mais respeitados do mundo.

“Já vinha algum tempo que eu estava andando na frente, mas sempre sofria uma queda ou acontecia algum problema na minha moto. Isso é normal porque estou correndo aqui com muito pouca infra-estrutura. Nessa prova, graças a Deus, deu tudo certo e eu consegui andar forte e na frente durante todo o tempo”, explicou Balbi, o único piloto do certame a figurar entre os top 20 sem ter apoio de equipe.

Com os resultados, o líder do certame nacional de motocross ficou com o 11º lugar na classificação geral e somou mais 17 pontos, o que lhe rendeu o 18º posto na tabela de pontos — é também a primeira vez na história que um brasileiro se coloca entre os 20 melhores do campeonato.

“Agora que eu entrei entre os top 20 terei uma vantagem que não preciso mais correr a classificatória do sábado. Assim, chegarei mais inteiro nas finais e acho que posso passar a conseguir resultados ainda melhores”, destacou.

Quanto ao líder da temporada, Carmichael, chegou aos 292 pontos e ampliou para 44 a vantagem sobre o segundo colocado, o australiano Chad Reed. A próxima corrida do AMA acontecerá no dia 23, no circuito de Thunder Valley MX Park, Colorado.

Confira o resultado de Unadilla:
1) Ricky Carmichael (Suzuki)
2) Kevin Windham (Honda)
3) Davi Millsaps (Honda)
4) Chad Reed (Yamaha)
5) Tim Ferry (Honda)
6) David Vuillemin (Yamaha)
11) Antônio Jorge Balbi Jr. (Honda)

Classificação:
1) Carmichael, 292 pontos
2) Reed, 248
3) Windham, 195
4) Millsaps, 194
5) Wey, 178
6) Preston, 165

18) Balbi Jr., 39
Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br