REED VENCE A PRIMEIRA EM 2006

Resultado da 7ª etapa do AMA dá a liderança do campeonato ao piloto da Yamaha.

Por Thiago Fuganti

A noite de sábado no leste dos EUA foi de sensações distintas para os três principais protagonistas da temporada 2006 do AMA Supercross. Pela primeira vez no ano, a vitória ficou fora das mãos de Ricky Carmichael e James Stewart, que enfrentaram suas piores corridas no certame e assistiram à conquista de Chad Reed, o responsável por uma reviravolta na classificação.

Com o primeiro lugar na sétima etapa, em Saint Louis, o norte-americano da Yamaha pulou da terceira posição para o topo da tabela de pontos, sendo beneficiado pelos problemas enfrentados por Ricky e James.

Enquanto os milhares de torcedores apostavam em um novo duelo entre os ex-primeiros colocados do campeonato, Carmichael e Stewart partiam para uma prova de recuperação, por conta do mau posicionamento de largada. Mas logo na primeira curva da volta inicial, o então líder do torneio bateu sua Suzuki e teve de abandonar por conta de um problema de suspensão.

Stewart, que ocupava o 12º lugar, bateria sua Kawasaki algumas voltas depois, após uma escapada. Apesar da moto ainda apresentar condições para completar a etapa, o americano levou mais de sete minutos para conseguir acionar o equipamento, o que o levou a uma decepcionante 17ª colocação.

Lá na frente, Reed encontrou-se livre para chegar à primeira vitória. “Toda a equipe trabalhou pesado para vencermos e eu só tenho de agradecer a todos pela paciência”, afirmou Reed, o novo líder do AMA com 149 pontos, nove à frente de Carmichael, que caiu para segundo, e 17 a mais que stewart, o terceiro.

Mas quem realmente chamou a atenção do público em Saint Louis foi o novato Ivan Tedesco, que alcançou seu melhor resultado na categoria com a conquista do segundo lugar. O fato de ter andado algumas voltas na primeira posição deu ânimo extra ao estreante. “Me senti muito à vontade na disputa, embora tenha cometido alguns erros. Mas este é o único jeito de aprender a vencer: liderando a corrida”, comentou.

Vencedor de três das sete etapas concluídas, Carmichael não escondeu a frustração com o desfecho de sua participação. No entanto, também se disse confiante para a corrida do próximo fim de semana, em Atlanta. “Foi uma pena as coisas terminarem desta maneira, quando esperava administrar a minha vantagem no campeonato. Mas a próxima corrida será especial para mim, já que contarei com o apoio de muitos amigos e familiares da região”, disse o atual campeão do AMA.

“É uma longa temporada e somente iniciamos a fase da costa leste. Portanto, nada está definido em termos de título” acrescentou Ricky. O palco da oitava etapa, assim como em 2005, deve reunir mais de 60 mil torcedores.


Resultado em Saint Louis:

1) Chad Reed (Yamaha)
2) Ivan Tedesco (Suzuki)
3) Ernesto Fonseca (Honda)
4) Nicholas Wey (Honda)
5) Travis Preston (Honda)
6) Michael Byrne (Kawasaki)
7) Michael Brown (Suzuki)
8) Tim Ferry (Honda)
9) Ryan Clark (Honda)
10) Jason Thomas (Honda)


Classificação após sete provas:

1) Chad Reed, 149
2) Ricky Carmichael, 140
3) James Stewart, 132
4) Ivan Tedesco, 108
5) Nicholas Wey, 103
6) Michael Byrne, 103
7) Mike LaRocco, 95
8) Ernesto Fonseca, 94
9) Travis Preston, 79
10) Jeremy McGrath, 67


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br