RAGA PARTICIPA DE CLÍNICA

Campeão do Trial Indoor conheceu Itapecerica da Serra na última segunda-feira.

Por Thiago Fuganti

A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Trial Indoor terminou no último sábado, mas os astros da categoria permaneceram no país para fazer novas demonstrações de perícia, equilíbrio e adrenalina sobre as motocas. Na região de Itapecerica da Serra (SP), Adam Raga e Jeroni Fajardo participaram de uma clínica de Trial, realizada com sucesso na segunda-feira, apesar da chuva que castigou o local em alguns períodos do dia.

O evento, promovido pela Gas Gas — única marca de trial do mercado nacional —, contou com a presença de 15 pilotos de trial de várias regiões de país, assim como competidores de biketrial e convidados. O local escolhido pelos organizadores foi apropriado por ser um terreno formado por pedras de vários tipos, subidas, quedas de água que possibilitaram aos participantes utilizar várias técnicas, inclusive, em pisos escorregadios.

Tetracampeão da modalidade, com o quarto título conquistado no Brasil, Raga explicou aos presentes todos os detalhes de como se conduzir o equipamento de duas rodas num relevo repleto de obstáculos. “É importante entre um movimento e outro descansar para ter o equilíbrio necessário. Temos de ter uma boa resistência física nas pernas, muito mais do que nos braços”, explicou o campeão de 23 anos.

“Agradeço a todos pela oportunidade, achei o sítio muito bonito também e é uma obrigação para nós ensinar o que aprendemos aos demais corredores. Desejo que mais e mais pessoas comprem motos de trial e passem a praticar o esporte para que a modalidade cresça no Brasil”, completou Raga.

Aos 21 anos, Fajardo também deu mostras de sua experiência. “O trial indoor é mais rápido e exige concentração forte e mais resistência do piloto, a preparação é diferente do outdoor, mas ambos exigem muita técnica e precisão de movimentos”, afirmou o espanhol, terceiro colocado na prova brasileira.

O diretor da Gas Gas do Brasil, Fredy Tejada, ficou satisfeito como êxito da clínica. “É uma honra para trial nacional ter pilotos do mais alto nível entre nós. Em cada palavra dita por Raga e Fajardo, pude ver os olhos dos brasileiros brilharem. Porque alguns nem dormiram a noite passada ansiosos por estarem aqui entre poucos. Todos estão comemorando esta disponibilidade que abriram na agenda deles, pois ao invés de estarem descansando ou passeando se dispuseram a incentivar o esporte nacional”, ressaltou.

Para César Carmona, chefe da equipe Gas Gas/Espanha, foi muito oportuno o acontecimento. “Foi uma iniciativa importante para os pilotos brasileiros que puderam aprender algumas técnicas mais de perto. Para mim, o que falta aqui é o contato com pilotos de peso como eles para aperfeiçoar o aprendizado. É uma pena estarmos tão longe, mas certamente se houver outra etapa do mundial no Brasil poderemos agendar outras clínicas como esta”.

Quem também marcou presença em Itapecerica foi Valter Fernandez, campeão Brasileiro de trial indoor. “Foi um dia inesquecível. Uma experiência única para mim e valeu por tudo, principalmente pelo contato que tive nestes dias com Raga e Fajardo. E serviu muito para aperfeiçoar certas técnicas que utilizo. Imagine se pudesse ter mais dias, porque ambos deram dicas para mim do meu estilo de pilotagem”, destacou o piloto da Gas Gas.

Nesta quinta-feira, toda a equipe Gas Gas e demais pilotos que participam do Mundial partem para Buenos Aires, na Argentina, onde acontece neste sábado a penúltima etapa do Campeonato. A prova de encerramento está agendada para o dia 18 de março, em Madri, Espanha.


Depoimentos de quem esteve na clínica:

Paulo Amaral (Campeão Brasileiro de Trial 2002/São João da Boa Vista/SP): “Nunca tinha visto um nível deste de perto. Foi exclusivo e fantástico o dia. Fiquei encantado com a recíproca deles que são muito acessíveis e a atuação que mostraram aqui parece até uma brincadeira para eles”.

Marcio Rodrigues (piloto de biketrial): “Achei muito importante ter a presença deles no Brasil porque eles são evidências no mundo. E este dia foi muito importante para os pilotos brasileiros ter uma referência do esporte mundial. Quem sabe, logo poderemos estar disputando com eles”.

Robson Lima (piloto biketrial/GO): “Foi super especial este momento e de muito proveito para mim, não somente para conhecer algumas técnicas para pilotagem com motos, mas também para serem usadas no biketrial. Isso acaba nos incentivando para um dia ir a Espanha conhecer tudo isto mais de perto”.

Juventino Ribeiro Barros (Macaé-RJ): “Achei fantástica a iniciativa da Gas Gas, pelo fato de ter ajudado a trazer a prova ao Brasil e pela clínica. E principalmente a disposição dos dois pilotos de estarem aqui, denota o interesse deles pelo esporte. Por isso também trouxe meu filho; quero que ele tome gosto pelo trial e comece a competir”.

Mauricio Beeler (Valinhos-SP): “Ver os melhores pilotos mundiais ao natural foi uma grande satisfação, porque tinha tido contando uma vez na Argentina, mas no indoor. São muito bons no que fazem”.

Henrique da Matta (Belo Horizonte-MG): “Foi uma oportunidade única, porque eles simplesmente são os meus ídolos e meu sonho era poder encontrar com eles. Sempre fico atrás de informações e acompanho a vida deles pelos sites e foi demais. Achei os estilos de Raga e Fajardo bem parecidos”.

José Carlos Inácio Teodoro Filho/Caique (São João da Boa Vista/SP): “Espetacular. A Gas Gas não poderia oferecer uma coisa melhor para os pilotos brasileiros. Achei o estilo de Raga mais técnico e de Fajardo mais agressivo, mas ambos são muito bons”.


 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br