Quadriciclo esbanja força e agilidade

BRP Can-Am Renegade 800 é equipado com injeção eletrônica de combustível.

Por Bruno Rocco

Murillo Ghigonetto

O novo quadriciclo BRP Can-Am Renegade 800 pode ser considerado um verdadeiro “pau pra toda obra”. Seja em um prazeroso passeio cruzando montanhas ou até competindo nas mais difíceis provas do calendário off-road.

O modelo esbanja força, agilidade e tecnologia de ponta com uma boa pitada de adrenalina. Com preço sugerido de R$ 45.100,00, o Renegade 800 foi lançado no final do ano passado no Brasil e chama a atenção por ser um veículo com características esportivas. Só para se ter uma idéia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,18 segundos.

Todo esse desempenho é gerido por um motor Rotax de quatro tempos, com dois cilindros em “V”, refrigeração líquida e 8 válvulas SOHC. O propulsor deste “brinquedão” está equipado com injeção eletrônica de combustível, que conta com dois bicos injetores Siemens VDO.

O Can-Am Renegade 800 tem ainda tração nas quatro rodas, com diferencial dianteiro multiviscoso e câmbio CVT (Continuously Variable Transmission), de mudança múltipla. Todas essas configurações, em resumo, dão ao Renegade uma capacidade de reboque de até 590 kg. No entanto, nada neste “quad” chama mais a atenção do que seu visual, moderno e com apelo esportivo.

Na dianteira um pequeno "quebra-mato" é útil para as trilhas em terrenos mais fechados. O conjunto óptico dianteiro é formado por quatro pequenos faróis dispostos paralelamente em cada um dos lados. A carenagem tem formas angulosas, o que contribui para o “espírito esportivo” de todo o conjunto.

Para acionar a tração 4x4, basta que o piloto aperte um pequeno botão à direita, próximo ao acelerador que, como na maioria dos quadriciclos, é acionado pelo polegar. Outro detalhe interessante está no acionamento das marchas, feita através de uma pequena alavanca posicionada também à direita do piloto.

Na parte ciclística, o modelo também mostra todos os seus atributos, dignos de um autêntico modelo top de linha. O quadro SST fabricado pela BRP é leve e apresenta boa rigidez contra torções. A suspensão dianteira é esportiva RS com braços em duplo “A” e curso de 229 mm. Já a traseira é uma RS TTI, com braço independente e curso de 254 mm.

Além disso, o Renegade está equipado com novos sistemas de freio dianteiro e traseiro independentes, ambos a disco, para melhor controle na pilotagem fora-de-estrada, seu verdadeiro habitat.

O Can-Am Renegade 800 foi desenvolvido para alto desempenho e para desafiar qualquer tipo de terreno. Ano passado o modelo obteve excelentes resultados no Rally Internacional dos Sertões, maior prova off-road da América Latina, e também do Brasileiro de Cross Country.

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo: 800 cc, 4 tempos, dois cilindros em V, refrigeração líquida, 8 válvulas SOHC
Diâmetro e Curso: 91 x 62 mm
Torque: 7,3 Kgf.m a 5.500 RPM
Carburador / EFI: Corpo do acelerador de 46 mm, 2 bicos injetores Siemens VDO
Partida: Elétrica
Transmissão: CVT, subtransmissão com seletor de marchas: avante normal, reduzido, estacionado, neutro e ré
Transmissão Secundária: Eixo cardã, com diferencial dianteiro Visco-Lok, tração 4x2 com acionamento elétrico para 4 x 4

Chassi
Quadro: SST
Suspensão dianteira: Braço em A duplo tipo RS, braço superior em alumínio forjado, Bilstein HPG (800)
Curso: 229 mm
Suspensão traseira: RS-Type TTI independent, Bilstein HPG (800)
Curso: 254 mm
Freio dianteiro: 2 discos hidráulicos
Freio traseiro: 1 disco hidráulico interno
Pneus dianteiros: ITP Holeshot ATRs 635 x 203 x 305 mm
Pneus traseiros: ITP Holeshot ATRs 635 x 254 x 305 mm

Dimensões
C x L x A polegadas: 86 x 46 x 45
C x L x A milímetros: 2,184 x 1,168 x 1,143
Distância entre-eixos: 1,295 m
Peso seco: 280 kg
Altura livre do solo: 305 mm
Altura do assento:   877 mm
Capacidade do rack: 16 kg, 16 kg (dianteiro e traseiro)
Capacidade de reboque:  590 kg
Tanque de combustível:  20 L - Capacidade

Caracterísitcas
Painel de Instrumentos: Painel multi-função: velocímetro, tacômetro, odômetro total/parcial, indicador de combustível, de marcha, 4x4, diagnóstico, corta ignição.
Elétrica: Fiação para guincho pré-instalada
Iluminação:  4 faróis montados no pára-lama
Cores disponíveis: Amarelo e Preto

Fonte:
Agência Infomoto

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