Português lidera o primeiro dia do Dakar

Helder Rodrigues completou a dobradinha lusitana, liderada por Ruben Faria.

Por Leandro Alvares

Etapa 1
Lisboa (POR) - Portimão (POR)
Distância: 464 km
Cronometrados: 117 km

Num cenário marcado por forte neblina, foi dada a largada da edição 2007 do Rally Dakar. Na manhã deste sábado, o comboio de carros, motos e caminhões partiu em busca da superação dos inúmeros desafios do evento off-road mais famoso do mundo, que pelo segundo ano consecutivo teve seu início em Lisboa.

Da capital portuguesa, os pilotos seguiram rumo a cidade de Portimão, numa especial de 464 km de distância, dos quais 117 foram cronometrados. Entre as máquinas de duas rodas, as primeiras que largaram,  por volta das 6h30 locais, a vitória no primeiro dia de competição ficou com um piloto da casa, o lusitano Ruben Faria.

O português completou a etapa, a bordo da Yamaha de número 037, em 1h22min07s, 16 segundos à frente do compatriota Helder Rodrigues, também com um modelo da montadora japonesa.

A primeira KTM apareceu na terceira posição, com o francês David Casteu. Isidre Esteve Pujol, representante da Espanha, fechou o estágio em quarto, seguido do francês Thierry Bethys, da Honda.

Os favoritos, neste início de competição, apresentaram desempenho modesto. Cyril Després, vencedor da prova em 2005 e segundo colocado no ano passado, terminou em décimo. Marc Comá, atual campeão do rali, foi apenas o 13º.

Entre os brasileiros, o melhor foi Jean Azevedo. O piloto de São José dos Campos encerrou o dia em 29º. Seus compatriotas ficaram mais atrás: Dimas Mattos, estreante no Dakar, foi o 48º, enquanto Sylvio Barros alcançou o 88º posto e Carlos Ambrósio o 170º.

A especial de hoje foi marcada por trechos de areia, que valeu como um aperitivo do que os corredores encontrarão em breve no continente africano, e também pela paisagem de floresta de eucaliptos, no final do percurso.

No domingo, a caravana partirá de Portimão rumo a Málaga, província situada no território espanhol. A etapa terá um total de 500 km, mas apenas 60 de trecho cronometrado.

Confira a classificação geral, na categoria motos:
1) Ruben Faria (POR/Yamaha), 1h22min07s
2) Helder Rodrigues (POR/Yamaha), a 16s
3) David Casteu (FRA/KTM), 4min47s
4) Isidre Esteve Pujol (ESP/KTM), a 5min00s
5) Thierry Bethys (FRA/Honda), a 5min10s
29) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 13min09s
48) Dimas Mattos (BRA/KTM), a 17min56s
88) Sylvio Barros (BRA/KTM), a 31min45s
170) Carlos Ambrósio (BRA/KTM), a 1h02min02s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br