MOTOS PROMETEM AGITAR O SERTÕES

Categoria contará com a participação de grandes astros do motociclismo mundial.

Por Thiago Fuganti

Disputa acirrada pelo título. Esta é a expectativa dos organizadores do Rally dos Sertões para a categoria motos, que tradicionalmente reúne alguns dos melhores pilotos do Brasil e do mundo. A prova off-road, disputada entre 27 de julho e 4 de agosto, vale pontos para o Campeonato Brasileiro de Cross Country e também para o Mundial de Rally Cross Country, fatos que a tornam bastante cobiçada pelos competidores.

No quadro nacional de concorrentes aparecem vários nomes fortes e cotados para a conquista do evento. Jean Azevedo, por exemplo, parte em busca do hexacampeonato e do terceiro triunfo consecutivo — faturou as edições de 1999, 2000, 2002, 2004 e 2005. “A prova será 70% nova para os participantes, por isso espero que seja muito boa. E quero muito o sexto título”, afirmou.

José Hélio Rodrigues, campeão em 1999 e 2003 da categoria Super Production, é outro que chega como favorito. Juca Bala, bicampeão no do Sertões em 1993 e 1996 e primeiro colocado na Super Production em 2001, também desponta entre aqueles com reais chances de êxito.

Da mesma forma encontra-se Dimas Mattos, um veterano do Sertões. No total já foram 10 participações durante os seus 25 anos de carreira, sendo que em 2004 ficou em quarto lugar na geral e em quinto no ano passado. Fora do Brasil, participou de quatro etapas do Mundial; a última em 2006, na Argentina. “Fizemos um investimento grande nos equipamentos e meu objetivo é chegar entre os cinco primeiros”, avisou.

Entre a turma dos estrangeiros, estão os franceses Cyril Despres e David Casteu, que vão fazer a estréia na competição. O chileno Carlo De Gavardo, ao contrário, virá para sua quarta participação e não esconde a ansiedade para a conquista de um bom resultado.

“Este rali será muito prazeroso e complexo, com muitas trilhas novas e pilotos de alto nível, como Despres e Casteu. Sei que a luta por tempos começará já na primeira especial e vai durar por todas as nove etapas”, apostou o piloto, segundo colocado na edição de 2005.

Francisco Lopez, Andrés Tamm e Jaime Prohens serão outros dois representantes do Chile. Também brigarão pela vitória o franco-australiano Christopher Barriere-Varju, os franceses Ludovic Boinnard e Laurent Lazard e o polonês Jacek Czachor, de 43 anos.

A categoria Motos é subdividida em nove: Brasil até 450cc, Brasil Aberta, Marathon até 450cc, Marathon Aberta, Production até 450cc, Production Aberta, Super Production até 450cc, Super Produdiction Aberta e Quadriciclos.

Nesta edição, mais uma exigência do regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) foi incorporada: o uso obrigatório do Sentinel, aparelho que será instalado em todos os veículos e será utilizado na hora de fazer as ultrapassagens. O competidor que vem atrás aciona o aparelho e o que está na frente recebe um sinal luminoso e sonoro, e assim fica ciente de que tem alguém querendo passar. Além do Sentinel, os veículos também devem ser equipados com GPS, GPS Spy (introduzido no ano passado) e rádio HT/PY.

As inscrições para o Rally dos Sertões foram prorrogadas até dia 14 de julho. O valor para a categoria Motos é R$ 4.710 à vista. Neste ano, a prova terá um total de 3.878 quilômetros e passará pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia.

Confira a programação do Rally:

26/07: Prólogo do Cross Country – 12h
Largada Promocional: 19h
Show do Skank: 22h

27/07: 1ª Etapa - Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
28/07: 2ª Etapa - Minaçu (GO) / Palmas (TO)
29/07: 3ª Etapa - Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) (Etapa Maratona )
30/07: 4ª Etapa - Alto Parnaíba (MA) / Corrente (PI)
31/07: 5ª Etapa - Corrente (BA) / Barra (BA)
01/08: 6ª Etapa - Barra (BA) / Seabra (BA)
02/08: 7ª Etapa - Seabra (BA) / Brumado (BA)
03/08: 8ª Etapa - Brumado (BA) / Cândido Sales (BA)
04/08: 9ª Etapa - Cândido Sales (BA) / Porto Seguro (BA)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br