Marronzinho vence e empata com Garcia

Sorriso (MT) foi palco de uma das melhores disputas no Campeonato Brasileiro de Motocross 2009. O catarinense João Paulino “Marronzinho” foi o grande vencedor da MX1, seguido pelo goiano Wellington Garcia, o que deixa empatada a classificação do campeonato. A tendência é que a briga seja ponto a ponto a partir da próxima etapa em Sonora (MS).
 
Numa prova perfeita, Marronzinho esperou as oportunidades para assumir a liderança da prova. “Agora pretendo continuar vencendo, a diferença é pouca, então vou procurar vencer o máximo que puder e  tentar terminar à frente do Wellington que é o meu principal adversário no momento”, destacou o atual campeão brasileiro.
 
O então líder da categoria, Wellington Garcia, sabe das dificuldades que tem para se manter na liderança da MX1, já que também é líder na MX2. “O segundo lugar está de bom tamanho, o campeonato agora está empatado e, se Deus quiser, vamos lutar agora para conseguir levar o título no final do ano. Estou bem na frente na MX2 e agora é fazer uma corrida mais ‘cabeça’ em Sonora, para ter bastante gás na MX1”, explicou.
 
O paranaense Jean Ramos, que terminou a prova mato-grossense em terceiro, fez uma grande largada e ganhou o prêmio Hole Shot. O piloto chegou a liderar boa parte da prova, mas não brigou pela posição com Wellington Garcia quando a moto do goiano apagou.
 
“Temos que pensar na Honda e, se ela vencer, ela está de parabéns. O trabalho na pista não é só mérito dos pilotos, mas da equipe também”, disse Ramos. Fechando o pódio da MX1, o paulista Marcello Ramos, o Ratinho, terminou em quarto e o mineiro Swian Zanon finalizou a prova na quinta colocação.
 
MX2
 
Wellington Garcia conquistou a terceira vitória no ano e segue firme na busca do título de 2009. Numa prova consciente, o piloto goiano esperou o momento correto para assumir a ponta e levar mais uma vitória para casa. “Larguei em segundo, vi que o Roosevelt estava forçando muito, preferi esperar para ultrapassar e assumir a ponta”, explicou.
 
Jean Ramos, segundo colocado na prova e no campeonato, também ganhou o prêmio hole shot nessa categoria. ”Fiz uma boa largada e me mantive na ponta até a segunda curva. Agora vamos ter só uma semana de descanso, vamos continuar com o trabalho físico porque semana que vem será muito desgastante e vamos tentar a vitória” destacou.
 
O mineiro Swian Zanoni, que fez o melhor tempo na classificação e ganhou um ponto extra, terminou a prova em terceiro. O catarinense Cristopher Castro, o Pipo, também fez uma boa prova e conquistou a quarta posição em cima do paulista Roosevelt Assunção, que apesar de ter liderado boa parte da prova, não manteve o ritmo até o fim.

MX3

A chuva, que não costuma cair na região nessa época do ano foi um atrativo à parte no final da prova da MX3. Milton Becker, o Chumbinho, (Pro Tork/TBT/D1Pro) venceu novamente e subiu na classificação do campeonato.
 
Desde a largada, o piloto, com 14 títulos nacionais mostrou porque chegou tão longe no motocross. Chumbinho esperou o momento certo para ultrapassar o paranaense Vagner Lachi (BM Motos/IMS/Pro Polisport) e a manobra se consolidou na quarta volta.
 
“Fizemos uma prova bacana e nós estamos sempre aqui para representar bem a nossa equipe, lutando por pontos. Isso é um mérito de todos, dos mecânicos, dos patrocinadores, do time e isso é bom para que o nosso trabalho continue forte para as outras provas”, destacou Chumbinho.
 
CRF230
 
O goiano Carlos Maia comemorou muito a primeira vitória na CRF230. Representando a cidade, Carlinhos, como é conhecido ressaltou o valor da conquista. “Vi que o ritmo estava forte, treinei muito durante a semana. Foi um orgulho correr para o pessoal aqui de Sorriso e com o apoio da torcida consegui levar”, valorizou o vencedor.
 
O piloto Anderson Alberton se destacou novamente com mais uma boa largada. O gaúcho, que possui uma deficiência em uma das mãos e que corre com o guidão adaptado, repetiu em Sorriso a boa largada de Foz do Iguaçu.
 
O paulista Marcos Roza de Moraes também fez mais uma prova consistente e chegou na segunda colocação. Nivaldo Viana foi o terceiro, o rondoniense Rodrigo Feier terminou em quarto e o paulista Murilo Scisci fechou o pódio com a quinta colocação.
 
85cc
 
O goiano Everaldo Rodrigues venceu tranquilamente, quase 13s à frente do segundo colocado, o paulista Anderson do Amaral. O mato-grossense da cidade de Juína, Cezar Zamboni, representou seu estado no pódio com a terceira posição.
 
O paranaense Endrews Armstrong terminou a prova no quarto lugar e assumiu a liderança do campeonato. Leonardo Lizott completou a prova em quinto. Correndo em casa, Thiago Formehl conseguiu o melhor tempo na classificação. Entretanto, Formehl e o sergipano Kaio Miranda se envolveram num pequeno choque logo após a largada.
 
Buscando a recuperação, ambos protagonizaram grandes ultrapassagens, mas Formehl levantou as arquibancadas a cada disputa. Contudo, o piloto sorrisense terminou a prova em sexto e Kaio em sétimo.

MXJr

Na MXJr, domínio completo dos pilotos paulistas e da equipe Honda. Gustavo Takahashi administrou uma vantagem confortável durante a prova e conquistou a primeira vitória no ano. “Hoje tudo deu certo. Minha moto estava muito boa hoje. Gostaria de dedicar essa vitória para a minha equipe, a minha família e, principalmente, para a minha mãe, que faz aniversário hoje” agradeceu Takahashi.
 
Hector Assunção ficou em segundo, e Rodrigo Rodrigues terminou em terceiro. Com o resultado, o piloto paulista assumiu a liderança da categoria. “Não vai ser fácil manter-me na liderança. Correr numa pista arenosa como a de Sorriso é algo que me deixa mais competitivo e eu adoro esses tipos de terrenos, pois o meu rendimento melhora”, declarou.
 
Eduardo Lima, o Dudu terminou a primeira prova do dia na quarta colocação e o sergipano Rodrigo Lama fechou o pódio, com a quinta posição.

 
Ao todo mais de 17 mil pessoas estiveram presentes no Motódromo Vale do Teles Pires para acompanhar as provas, repetindo o sucesso do ano passado. A prova em Sorriso foi uma realização da Federação Mato-grossense de Motociclismo (FMMT) e do Moto Clube de Sorriso. Apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do poder público municipal sorrisense.
 
A sexta etapa de 2009 será realizada no próximo final de semana, dias 18 e 19 de julho, na cidade de Sonora, no norte do Mato Grosso do Sul. O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda, Mobil e Pirelli. Realização das federações locais e Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.
 
 
Resultados do fim de semana:
MX1
1) João Paulino “Marronzinho”
2) Wellington Garcia
3) Jean Ramos
4) Marcello Lima
5) Swian Zanoni
 
 
MX2

1) Wellington Garcia
2) Jean Ramos
3) Swian Zanoni
4) Cristopher Castro
5) Roosevelt Assunção

MX3
1) Milton Becker
2) Cristiano Lopes
3) Vagner Lachi
4) Alexandro Martins
5) Marcio Nascimento
 
CRF 230cc
1) Carlos Maia
2) Marcos Roza de Moraes
3) Nivaldo Viana
4) Rodrigo Feier
5) Murilo Scisci
 
85 cc
1) Everaldo Rodrigues
2) Anderson do Amaral
3) Cezar Zamboni
4) Endrews Armstrong
5) Leonardo Lizott

MXJr
1) Gustavo Takahashi
2) Hector Assunção
3) Rodrigo Rodrigues
4) Dudu Lima
5) Rodrigo “Lama”



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br