Linha 2010 Polaris: Veículos em ação

Convidados pelo Grupo Izzo, participamos do teste de alguns modelos da marca norte-americana.

Por Roberto Brandão

Roberto Brandão

Fomos convidados pela representante da Polaris no Brasil, o Grupo Izzo, para participar do teste drive de alguns dos modelos da marca que serão comercializados no Brasil, em Itupeva, cidade à 70km de São Paulo. Presente, estava o gerente de vendas e negócios internacionais da Polaris, Paul Tomsche. Testamos o Sportsman 500 HO (carro chefe da empresa), o Sportsman 550 EPS, o Sportsman 850 EPS e o Ranger RZR 800.

Prática – Na Lama


O circuito, feito especialmente para averiguar tudo o que estes veículos podem fazer, tinha aclives e declives bem acentuados, curvas fechadas em terrenos acidentados, saltos curtos, além de muitos trechos alagados.

O primeiro modelo testado foi o Sportsman 500 HO, que deve ser montado em Manaus (AM) a partir do próximo ano. Ele se comportou muito bem e nos surpreendeu com sua agilidade e força. O trabalho das suspensões independentes e de sua transmissão foi incrível e ele transpôs os obstáculos construídos com facilidade.

O Sportsman 550 EPS mesmo tendo apenas 50cc a mais que o modelo anterior se mostrou bem superior. Sua direção eletricamente assistida facilita na hora das curvas e o deixa mais “leve” na mão do piloto. Outra diferença gritante é seu sistema de controle de descidas que compensa a falta do freio motor e transforma declives bem acentuados em meras “descidinhas”.

O mais forte dos quadriciclos, o Sportsman 850 EPS, pode ser definido como força pura. Este veículo se adapta a qualquer tipo de terreno e situação que encontrar. No primeiro obstáculo (uma pequena subida acentuada) fomos instruídos para utilizar a tração 4x2 e depois a 4X4 para constatar a diferença. Nossa! Com a tração 4X2 na subida, a força desta máquina era desperdiçada e suas rodas traseiras giravam sem parar na terra jogando muita lama para cima. No apertar de um botão, tudo se resolveu. Com o 4X4 e toda sua força bruta dividida nas quatro rodas, o Sportsman 850 EPS nem sentiu o que estava fazendo e passou pelo obstáculo sem pestanejar. Mais forte veículo da categoria, este quadriciclo pode ser utilizado tanto para lazer quanto para trabalho.

Mas o mais divertido de todos é o modelo Ranger RZR 800. Mecanicamente igual aos quadriciclos da marca, este veículo mais parece um pequeno jipe. Com acelerador e freio nos pedais, volante, cinto de três pontas e gaiola protetora, o piloto sente-se em um “carrinho” de rally. Um leve giro no volante e uma pisada mais agressiva no acelerador faz com que o Razor saia de lado derrapando. Voltado mais para o lazer, é um brinquedo de gente grande que é uma delícia pilotar.

Segundo Paul Tomsche, gerente de vendas e negócios internacionais da Polaris, os ATV´s são bastante populares nos Estados Unidos, cerca de 1.000.000 de unidades foram vendidas em 2008 e ele vê grande futuro de seus veículos no mercado brasileiro.

A rede de vendas da Polaris deve incluir 34 distribuidores e estes devem ser anunciados no começo do ano que vem. A estimativa de vendas para o ano de 2010 é de 800 unidades, sendo 400 delas só do modelo Sportsman 500 HO, o que mostra pé no chão para o primeiro ano de participação no Brasil.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br