Líderes se perdem na especial rumo a Mali

Dimas Mattos abandonou a prova, após uma queda. Jean terminou na sétima posição.

Por Leandro Alvares

Etapa 12
Ayoun El Atrous (MAU) – Kayes (MAL)
Distância: 484 km
Cronometrados: 257 km

Os líderes do Rally Dakar, na categoria motos, tiveram um desempenho atípico nesta quinta-feira. Tanto Marc Comá quanto Cyril Després acabaram se perdendo na especial de 257 km em direção à cidade de Kayes, no Mali, e ficaram de fora do top 10 na etapa.

Atual campeão da prova, Comá foi apenas o 16º no trajeto, três lugares atrás do rival francês. No vacilo dos protagonistas, quem brilhou foi o espanhol Isidre Esteve Pujol, vencedor do 12ª dia de competição com o tempo de 3h34min46s.

Apesar do deslize, Marc e Cyril seguem tranqüilos nos dois primeiros postos da classificação geral. Mais sossegado mesmo está o espanhol da KTM, com uma vantagem de 52min48s sobre o adversário da França e cada vez mais próximo do bicampeonato.

Entre os destaques de hoje esteve o segundo lugar conquistado por uma moto Honda, sob o comando do português Paulo Gonçalves. Jacek Czachor, da Polônia, terminou em terceiro, seguido do sul-africano Tom Classen.

Jean Azevedo, pelo quarto dia consecutivo andando entre os mais velozes, faturou a sétima passagem. “Muita gente da ponta se perdeu. Eu também, mas logo encontrei a rota certa, e terminei bem”, disse o brasileiro, que poderia ter obtido um resultado ainda melhor, não fosse um problema na suspensão traseira de sua moto. “Amanhã volto para a suspensão antiga”, completou.

Na soma dos tempos, o corredor da equipe Petrobras aparece em 34º entre as 141 máquinas de duas rodas que permanecem na disputa. Carlos Ambrósio, outro representante do Brasil, chegou a Kayes em 53º e passou para 51º no geral.

Dimas Mattos abandonou o rali após uma queda, da qual precisou ser resgatado de helicóptero. O incidente foi ocasionado por uma raiz não vista pelo piloto, que ao cair da moto acabou sofrendo um corte profundo na coxa direita, mas sem gravidade.

Apesar de uma larga experiência no off-road nacional, esta era a primeira participação de Mattos no Dakar. Até ontem, ele ocupava o 42º lugar na classificação.

Classificação geral (12/15 etapas):
1) Marc Comá (ESP/KTM), 44h47min16s
2) Cyril Després (FRA/KTM), a 52min48s
3) David Casteu (FRA/KTM), a 1h10min13s
4) Chris Blais (EUA/KTM), a 1h41min33s
5) Pal Anders Ullevalseter (NOR/KTM), a 2h05min04s
6) Isidre Esteve Pujol (ESP/KTM), a 2h35min04s
7) Helder Rodrigues (POR/KTM), a 2h56min54s
34) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 10h29min07s
51) Carlos Ambrósio (BRA/KTM), a 15h38min27s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br