LATINO-AMERICANO DE TRIAL OUTDOOR

Valter Fernandes coloca o Brasil em terceiro lugar na classificação por países.

Por Thiago Fuganti

A terceira e quarta etapas do Campeonato Latino-Americano de Trial Outdoor, disputadas no último fim de semana na Venezuela, trouxeram boas alegrias para o Brasil. Representado por Valter Fernandes, o país verde-amarelo conquistou o terceiro lugar na classificação por nações, ficando somente atrás da Guatemala e dos donos da casa.

Na briga por pilotos — que reuniu 30 competidores vindos de Venezuela, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala e Honduras para confrontos em três categorias (A, B e C) —, o atual campeão nacional de trial indoor foi um dos principais destaques, garantindo a quarta posição.

O resultado deixou o colaborador quinzenal do MOTO.com.br bastante satisfeito. “Foi um novo início para o trial brasileiro, uma porta que se abriu, e foi estabelecida uma relação com o trial latino-americano. Competi na principal categoria (A) e fiquei bem colocado entre pilotos experientes”, disse o corredor da equipe Gas Gas, que na semana retrasada havia participado da 1º Copa Latino-Americana de Trial Indoor, na capital venezuelana de Caracas, onde ficou com a quinta colocação.

“Também ajudou a melhorar meu nível e a experiência, abriu meus olhos para uma nova maneira de encarar as seções, buscar mais o resultado do que uma simples passagem”, destacou.

A prova venezuelana contou com dez seções de alto nível, que exigiram um bom condicionamento físico dos pilotos e também muito das motos, uma vez que haviam muitas subidas fortes. Segundo Fernandes, as adversidades estiveram mais acentuadas em relação à rodada de abertura do torneio, realizada em maio na Guatemala,

“Vim melhorando a cada dia de prova. Depois destas quatro etapas acredito que estou cada vez mais competitivo, porque consegui diminuir a pontuação a cada sessão. Certamente se estivesse com minha moto teria conseguido uma classificação melhor, mas vou treinar muito para que nas próximas competições o resultado seja mais positivo”, avisou o paulista de 23 anos, que pilotou uma Gas Gas TXT 280 Pro.

Para Fredy Tejada, diretor da Gas Gas do Brasil, além de responsável pela descoberta de Fernandes e sua evolução no trial, “o resultado geral foi positivo, mas é muito difícil vencer a inexperiência”.

“Embora o Valter domine algumas técnicas melhor do que os seus concorrentes, uma melhor classificação somente virá com o tempo. Com estas participações e uma boa seqüência nos treinos no Brasil ele poderá lutar pelo pódio numa próxima ocasião”, apostou o veterano competidor.

O vencedor da prova foi o jovem guatemalteco Diego Ordoñes, de apenas 16 anos, que está num nível de pilotagem superior aos demais. A experiência dele nas competições nos EUA e a assistência do pai, que o acompanha como “mochileiro” nos treinos e disputas, têm feito grande diferença.

“Vi que os pilotos têm acesso aos melhores equipamentos e viajam regularmente para a Europa para treinar, tanto que o nível vem subindo rápido. Espero que em pouco tempo tenhamos pilotos latinos nas etapas do Campeonato Mundial”, completou Fernandes.

Quem ficou de fora do evento foi o premiadíssimo colombiano Carlos Pelaez, que em função da ausência perdeu a hegemonia nas duas primeiras etapas da temporada, depois de nove anos liderando todas as provas latino-americanas na categoria principal.

Piloto japonês que atualmente mora no Brasil, Ken Yonezawa participou das duas etapas com credenciais da Confederação Brasileira de Motociclismo e se classificou em quarto na classe B, na prova de domingo. No dia anterior, ele perdeu todos os pontos nas seções por estar inscrito na A, mas realizando as seções destinadas à B.
 

Confira os resultados finais do Latino-Americano de Trial Outdoor:

1) Diego Ordoñes (Guatemala/Sherco)
2) José Ignácio Rivas (Venezuela/Beta)
3) Luiz Manoel Aulestia (Venezuela/Scorpa)
4) Valter Fernandes (Brasil/Gas Gas)
5) Klaus Caballero (Guatemala/Gas Gas)
 
 
Classificação por países

1) Guatemala
2) Venezuela
3) Brasil

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br