José Hélio é tetra no Rally dos Sertões

Brasileiro venceu o acirrado duelo com o francês Cyril Despres e faturou a edição 2008.

Por Adilson

Etapa 10
Mossoró (RN) – Natal (RN)
Distância – 410 km
Cronometrados – 130 km

José Hélio conquistou nesta sexta-feira o tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões. Depois de um duelo de tirar o fôlego com o francês Cyril Despres, mais uma vez a técnica e a pilotagem do brasileiro falaram mais alto e foram fundamentais para definir o título somente na décima e última etapa do maior rali das Américas, realizada entre Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, com 130 quilômetros de trecho cronometrado. A diferença acumulada entre os dois foi de apenas 4min49seg, de acordo com os resultados extra-oficiais.

No total, foram 4.734 quilômetros de desafios entre Goiânia (GO) e a capital potiguar. O piloto francês, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2007) e vencedor do Sertões em 2006, liderou até a sexta etapa, realizada na última segunda-feira entre Palmas (TO) e Balsas (MA), quando José Hélio conseguiu assumir a ponta da classificação geral.

Na oitava etapa, entre Floriano (PI) e Crateús (CE), Despres encostou no líder, mas na penúltima especial, realizada ontem entre Cratéus e Mossoró (RN), cometeu um erro e viu as suas chances ficarem mais distantes. O francês perdeu o cartão de controle durante a prova e foi penalizado em cinco minutos, largando na manhã de hoje com 6min54s atrás do brasileiro na classificação geral.

“É meu, é meu, é do Brasil. É Zé Hélio de novo! Obrigado!”, comemorou o campeão. “Foi muito bom, andei muito rápido hoje. A especial foi perfeita, encaixei ela toda. Quando tive um pouquinho de dúvida o Marc Coma me passou, que é o melhor piloto do mundo, aí tive a certeza do caminho. Foi só entrar na praia e andar rápido. Me sinto em casa aqui no Rio Grande do Norte”, continuou José Hélio, que provocou uma grande festa verde e amarela no final da especial, que foi marcada pelo solo arenoso das dunas.

Agora, o piloto segue em deslocamento para Natal, onde será recebido por toda a caravana do Rally dos Sertões no Forte dos Reis Magos, palco da chegada promocional.

“A Dunas Race (que organiza e promove a competição) mais uma vez se superou na realização do evento”, elogiou José Hélio.

Resultado da décima etapa nas motos:
1) Marc Coma (ESP/KTM), 1h28min37s
2) Cyril Despres (FRA/KTM), 1h32min23s
3) Jordi Viladoms (ESP/KTM), 1h33min09s
4) José Hélio (BRA/Honda), 1h34min28s
5) David Casteu (FRA/KTM), 1h35min08s

Classificação Geral depois de dez etapas:
1) José Hélio (BRA/Honda), 31h54min33
2) Cyril Despres (FRA/KTM), 31h59min22s
3) David Casteu (FRA/KTM), 32h26min49s
4) Marc Coma (ESP/KTM), 32h26min59s
5) Ruben Faria (POR/Honda), 32h53min13

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br