Joaninha quer disputar todas etapas do Brasileiro

O tricampeão da Copa Brasil de Free Style Motocross quer o título oficial, homologado pela CBER.

Por Roberto Brandão

O tri-campeão da Copa Brasil de Free Style Motocross, Gilmar “Joaninha” Flores, pretende participar de todas as etapas do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER). O piloto treina forte para o primeiro desafio, em São Paulo, no dia 26 de julho.

Apesar do tri na Copa Brasil, Joaninha nunca conquistou o título brasileiro oficial, organizado pela CBER. O mato-grossense disputou algumas etapas, e venceu, mas nunca participou de todo o campeonato. “Sempre tive dificuldade com as datas, mas neste ano o calendário está definido e quero participar de todas as etapas para ter chance de ser campeão”, disse.

Joaninha revelou que a principal motivação para ter o título nacional é o reconhecimento da Federação Internacional de Freestyle Motocross (IFMXF), que usa o título nacional como critério para convidar os brasileiros para campeonatos internacionais. “Eu deixei de ir para uma etapa do Red Bull X Fighter este ano porque não participei do brasileiro”, explicou.

Mesmo sem o título da CBER, Joaninha é reconhecido como o principal piloto do Brasil. Neste ano ele já venceu a terceira Copa Brasil, no Rio de Janeiro, e o Desafio Internacional de Manaus (AM).

O mato-grossense foi o primeiro piloto do país a participar de uma etapa do Red Bull X Fighter (uma das principais competições do mundo), no México, em 2007. Ele terminou em sétimo lugar. Em 2008 a disputa foi no sambódromo do Rio de janeiro. Mesmo derrotando o francês Brice Izzo e avançando para a segunda bateria, Joaninha terminou em 8º lugar.

Joaninha sabe que só o currículo não garante títulos. Ele também sabe da aplicação dos adversários, que treinam com os norte-americanos, na Califórnia. Por isso intensificou as sessões de treino em Sinop (MT).

O piloto já domina variações do backflip como backflip nec-nec, backflip heel clicker, backflip superman e o underflip, mas treina para apresentar novidades. “Tenho algumas idéias, mas só quero mostrar nas competições”, revelou.

Em 2008, Joaninha também conquistou o 6º lugar no X Games Brasil, ficando a frente de pilotos muito experientes, como os norte-americanos Matt Buyten e Kyle Loza. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br