Honda CRF 230F 2008

Modelo recebeu novo design e alterações para deixar sua pilotagem mais ágil e esportiva.

Por Leandro Alvares

Assim como as concorrentes, a Honda já começa a disponibilizar ao setor de duas rodas as versões 2008 de suas motocicletas. A primeira da linha a chegar às concessionárias autorizadas é a CRF 230F.

De acordo com a fabricante, o equipamento off-road recebeu algumas alterações técnicas com o objetivo de aprimorar a performance do motociclista durante a pilotagem em trilhas, enduros ou nas pistas de motocross.

O tanque de combustível, com capacidade de 7 litros, teve sua estrutura fortalecida, enquanto seu tamanho e peso foram reduzidos. Já as novas aletas defletoras foram projetadas com design mais agressivo e esportivo.

A posição de pilotagem também foi revista. A CRF 230F ganhou novo guidão, mais alto e largo para proporcionar melhor posicionamento e controle da motocicleta. As manoplas, com nova textura, conferem ao piloto melhor contato (grip).

Além disso, o revestimento do assento agora conta com uma textura em alto relevo na parte superior e outra lisa nas laterais. Essa alteração possibilita ao condutor, independentemente de sua posição de pilotagem — sentado ou em pé nas pedaleiras —, melhor aderência ao assento. 

O compacto motor OHC (Over Head Camshaft), de 223 cm³, monocilíndrico, 4 tempos e arrefecido a ar traz carburador de acionamento mecânico e venturi de 26 mm. A potência máxima desenvolvida é de 19,3 cv a 8.000rpm e torque máximo de 1,92 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio possui seis marchas com escalonamento.

As suspensões foram projetadas especialmente para o uso no fora-de-estrada. A dianteira conta com garfos telescópicos de longo curso e responde com velocidade a cada movimento, eliminando oscilações e mudanças de direção indesejadas. A traseira, do tipo Pro-link, é montada em balança de alumínio fazendo com que o pneu traseiro mantenha contato constante com o solo. A robustez da motocicleta é assegurada pelo chassi, em berço semiduplo.

A CRF 230F ainda traz equipamentos como rodas de alumínio, montadas com raios reforçados, protetor do motor em plástico de alto impacto e pedaleiras extra-largas. A cor disponível é a vermelha com detalhes em preto e prata.

O modelo tem preço público sugerido de R$ 10.082,00, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas de frete e seguro.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br