Hill conquista 1ª vitória no AMA SX

Resultado discreto de Reed e terceiro lugar de Windham apimentam a disputa pelo título.

Por Leandro Alvares

Sem Ricky Carmichael (aposentado) e James Stewart (recuperando-se de cirurgia), o AMA Supercross se tornou uma competição muito mais competitiva em 2008. Em 11 etapas, cinco pilotos sentiram o gostinho de subir no degrau mais alto do pódio. O último deles foi Josh Hill.

O norte-americano da Yamaha conquistou sua primeira vitória na categoria off-road estadunidense na prova de Minneapolis, disputada na noite do sábado passado. Ryan Dungey, da Suzuki, terminou em segundo, seguido do vice-líder do campeonato, Kevin Windham (Honda).

“Há algumas corridas eu tinha achado o máximo terminar em segundo. Não sei como descrever a sensação de chegar em primeiro”, declarou o vencedor, que assumiu a ponta na terceira volta e seguiu nela até a bandeirada final.

Ainda considerado o favorito à conquista do título, Chad Reed teve outro fim de semana complicado no AMA SX. O piloto contornou a primeira curva do circuito na quinta posição e na oitava volta já estava na briga pela liderança, mas acabou batendo. Apesar do incidente, conseguiu continuar na disputa, finalizando-a em sétimo.

Com o resultado, o australiano viu sua vantagem sobre Windham na liderança da classificação cair de 20 para 17 pontos — o placar atual é de 237 a 220. “Pelo menos ele (Windham) não venceu”, comentou Reed.

Único brasileiro a participar do acirrado torneio, Antonio Jorge Balbi Jr. desta vez ficou de fora do “gate” principal. O mineiro da Honda foi o 16º na bateria classificatória e o oitavo na repescagem. No campeonato, permaneceu na 27ª colocação, com 24 tentos anotados.

Os pilotos agora terão uma semana de descanso antes da 12ª etapa da temporada 2008, que será disputada no dia 29 de março, em Toronto, no Canadá.

Resultado de Minneapolis:
1) Josh Hill (Yamaha)
2) Ryan Dungey (Suzuki)
3) Kevin Windham (Honda)
4) Andrew Short (Honda)
5) Thomas Hahn (Kawasaki)
6) David Millsaps (Honda)
7) Chad Reed (Yamaha))
8) David Vuillemin (Suzuki)
9) Travis Preston (Kawasaki)
10) Nathan Ramsey (Yamaha)

Classificação
1) Chad Reed, 237 pontos
2) Kevin Windham, 220
3) Andrew Short, 172
4) David Millsaps, 164
5) Tim Ferry, 137
6) Joshua Hill, 135
7) Nathan Ramsey, 134
8) David Vuillemin, 115
9) Paul Carpenter, 97
10) Nick Wey, Dewitt, 95
27) Antonio Balbi Jr., 24

Errata: Confusão de pilotos e categorias. Onde agora se lê James Stewart, tinhamos escrito James Toseland. Dois ótimos pilotos, mas deixemos o Bubba no Supercross e o inglês na MotoGP.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br