Hector Assunção e Enzo Lopes campeões

Pilotos das categorias Júnior e 50cc foram os primeiros vencedores do Arena Cross 2009.

Por Roberto Brandão

A sexta etapa do Arena Cross movimentou a cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Sob os olhares atentos de oito mil pessoas, os competidores travaram grandes duelos. O mérito maior foi para os pilotos Hector Assunção (Honda/Mobil/Pirelli) e Enzo Lopes (Freeday/Kaman) que de forma antecipada garantiram o título das categorias Júnior e 50cc, respectivamente.

Na categoria Pro, que reúne a elite da modalidade, Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) levou a etapa com uma vitória e um segundo lugar, nas duas baterias da classe. Na 85cc, Endrews Armstrong (Guto Herthal Racing) faturou o primeiro lugar. Já na 65cc, Gustavo Pessoa (ASW/Brasil Racing) terminou na ponta.

O diretor da Carlinhos Romagnolli Produções e Eventos, empresa organizadora do Arena Cross, disse que se sentiu muito feliz em trazer a prova ao município que não recebia grandes eventos de motociclismo há tempos. “Gostaria de agradecer à prefeitura e ao povo de São José do Rio Preto. Na segunda-feira teremos mais uma festa na mesa de muitas famílias que receberão 8 mil quilos de alimentos arrecadados com os ingressos”, lembrou.

Na primeira bateria da categoria Pro, a disputa ficou entre o goiano Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW) e o mineiro Swian Zanoni (Honda/Mobil/Pirelli). Os dois fizeram uma forte largada e travaram duelos acirrados. Com um problema no pneu, Swian teve de abandonar a prova dando espaço ao adversário que a partir daí não teve dificuldades em cruzar a linha de chegada. Jean Ramos e Leandro Silva chegaram na sequência.

A segunda e decisiva bateria da Pro começou melhor para Marcello “Ratinho”. O paulista largou na frente seguido de perto por Jean Ramos e Thales Vilardi. Além disso, Swian Zanoni fez bonito. O mineiro, que não conseguiu uma boa largada, ficou para trás, mas conseguiu se recuperar durante a prova e alcançou o segundo lugar. No final Jean Ramos teve um excelente desempenho. O paranaense se manteve na ponta e acabou com o primeiro lugar na bateria e também na etapa. “Tive uma boa participação. Estava despreparado porque estou voltando de uma lesão. Aprendi muito estas duas semanas que tive para treinar. Consegui trabalhar duro. Ainda não estou 100%. Guardei um gás para o final e saí com a vitória”, analisou Jean.  

Júnior

 A disputa da categoria Júnior levantou o público. Com uma forte disputa entre vários pilotos, o catarinense Gabriel Gentil (KTM/Rinaldi) acabou levando a melh or, mas foi Hector Assunção quem teve mais motivos para festejar. O paulista comemorou por antecedência o título do campeonato, depois de terminar com o terceiro lugar na prova. “Vencer por antecedência me deixa mais tranquilo. Estou muito feliz, no entanto, ainda quero vencer a próxima etapa para fechar com chave de ouro.” O vencedor da noite também comemorou. “Fiz um trabalho forte e liderei várias corridas, infelizmente tive um acidente e não deu para fechar o campeonato em primeiro, mas está ótimo.” Dudu Lima completou o pódio no segundo lugar.

50cc

O gaúcho Enzo Lopes (Freeday/Kaman Honda) mostrou que tem um grande futuro pela frente. O jovem piloto foi o primeiro a conquistar o título antecipado da competição. Invicto até aqui, ele mais uma vez deu um show na pista. Largou na frente e dominou a prova o tempo todo. O garoto de 10 anos já competiu em 2009 na categoria 65cc pelo Brasile iro e se prepara para estrear na nova categoria no Arena no próximo ano. “Este ano fui muito bem e quero treinar bastante para ir bem na 65cc também.”

65cc

Hugo Herthal (Guto Herthal Racing) largou forte e assumiu a ponta, ocupada pouco tempo depois por Pepê Bueno (Castello Works/Brasil Racing).  O piloto permaneceu na frente todo o início da disputa, mas acabou perdendo posições para Gustavo Pessoa que cravou a vitória. Para ele o resultado, que acabou colocando-o na vice-liderança do campeonato, atrás de Pepê Bueno, representou uma superação. “Para mim esta vitória foi mais que importante. Estou com problema no joelho, com dor, mas larguei bem e consegui superar”, destacou. 

85cc

Em uma ótima fase, Endrews Armstrong (Dunas/General Motors) coroou mais uma vitória na competição. Depois do holeshot de Math eus Corguinha, o piloto arrancou na frente sem dar chance aos adversários. O resultado animou ainda mais Endrews na busca de mais pontos na última etapa. “Foi uma boa prova. Consegui passar o Matheus já no início. Não foi fácil, porque a pista estava muito lisa.”Anderson Amaral (Irrigação Borborema) e Everaldo Filho (Honda/ASW) foram o segundo e terceiro colocados respectivamente.

Disputa por equipes

Com a soma da quinta etapa no ranking geral por equipes, a  Honda/ASW (Wellington Garcia e Swian Zanoni) permanece em primeiro lugar com o total de 246 pontos, seguida pela Honda/Pirelli (Leandro Silva e Jean Ramos) com 209 pontos e Suzuki/Petrobras (Rossevelt Assunção e Rafael Zenni), com 181 pontos. As equipes são formadas por dois pilotos da categoria Pro. O time campeão será decidido através de pontos, ou seja, os dois pilotos somam os pontos obtidos e, no final da temporada, será definida a grande campeã

Resultados da 6a etapa
Pro – 1ª bateria
1) Wellington Garcia
2) Jean Ramos
3) Leandro Silva
4) Roosevelt Assunção
5) Pipo Castro

Pro – 2ª bateria
1) Jean Ramos
2) Swian Zanoni
3) Wellington Garcia
4) Marcelo Ratinho
5) Thales Vilardi

Júnior
1) Gabriel Gentil
2) Dudu Lima
3) Hector Assunção
4) Gustavo Takahashi
5) João Paulo Feltz

50cc
1) Enzo Lopes
2) Carlinhos Evangelista
3) Renato Paz “Muguinho”
4) Lucas Erthal
5) Leonardo de Almeida

65cc
1) Gustavo Pessoa
2) Pepê Bueno
3) Hugo Herthal
4) Djalma Brito
5) "Tuilzinho” Hugo

85cc
1) Endrews Armstrong
2) Anderson Amaral
3) Everaldo Lima Filho
4) Cezar Zamboni
5) Thiago Formehl

Campeonato por equipes
1) HONDA/ASW (Welligton Garcia / Swian Zanoni), 298 pontos
2) HONDA / PIRELLI (Leandro Silva / Jean Ramos),  261
3) SUZUKI / PETROBRAS (Roosevelt Assunção / Rafael Zenni), 221
4) HONDA / MOBIL (Marcelo Lima / Thales Vilardi), 218
5) 2B RACING (Pipo Castro / Mariana Balbi), 145
6) KTM / RED NOSE (Douglas Parise / Rafael Faria), 129
7) PRÓ-TERRA RACING TEAM (Uyran Carlos /Heinz Chrispim ), 31


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br