Espanhol assume a liderança do Dakar

Marc Comá venceu a segunda especial consecutiva no rali. Jean foi o 13º.

Por Leandro Alvares

Etapa 4
Er Rachidia (MAR) - Ouarzazate (MAR)
Distância: 709 km
Cronometrados: 405 km

Não foi por acaso que Marc Comá foi considerado pela organização como favorito ao título do Rally Dakar, na categoria motos. O atual campeão da prova mais famosa do mundo off-road passou a dominar a competição com a chegada do comboio ao continente africano.

Nesta terça-feira, ele venceu a longa especial de 405 km entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos. Com o resultado, o espanhol assumiu a liderança da classificação geral, já abrindo 11min50s de vantagem sobre o segundo colocado, seu compatriota Isidre Esteve Pujol.

A segunda vitória consecutiva de Comá na edição 2007 foi construída em 4h27min57s, mais de 12 minutos à frente de Pujol, que completou o trajeto em segundo. Cyril Després, finalmente numa etapa sem muitos problemas — no percurso de ontem, o francês teve o câmbio de sua KTM quebrado, sendo obrigado a concluir o deslocamento em primeira marcha —, chegou em terceiro.

Jean Azevedo conseguiu o 13º lugar, cinco posições inferiores a que havia alcançado na segunda-feira. Na soma dos tempos, contudo, o brasileiro conseguiu subir um posto, passando de décimo para nono.

A triste notícia para o Brasil foi o abandono de Sylvio Barros, que sofreu várias escoriações em função de uma queda, a princípio sem gravidade, durante o trecho cronometrado.

Entre os demais representantes do país, o melhor foi Dimas Mattos, que terminou em 66º e ganhou uma posição no geral, passando para 54º. Carlos Ambrósio chegou em 72º e aparece em 79º na classificação absoluta.

Amanhã, na quinta etapa do rali, o comboio partirá rumo a Tan Tan, outra cidade marroquina, em especial de 325 km. A novidade do percurso para este ano é a passagem pela cadeia de montanhas Atlas, que separa o Atlântico e o Mediterrâneo do Saara.

Classificação geral:
1) Marc Comá (ESP/KTM), 10h10min32s
2) Isidre Esteve Pujol (ESP/KTM), a 11min50s
3) David Casteu (FRA/KTM), a 24min20s
4) Chris Blais (EUA/KTM), a 35min04s
5) Pal Anders Ullevalseter (NOR/KTM), a 43min47s
9) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 57min17s
54) Dimas Mattos (BRA/KTM), a 3h16min23s
79) Carlos Ambrósio (BRA/KTM), a 4h21min24s

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br