moto.com.br
Publicidade:

Off-Road

Entrevista: Jean Azevedo no vitorioso mundo Off Road

Piloto da equipe Honda Racing Brasil conquista o sexto título no Rally dos Sertões e está pronto para encarar os próximos desafios

01 de October de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Com uma trajetória de mais de 20 anos no mundo Off Road, Jean Azevedo é uma verdadeira unanimidade entre os grandes nomes do motociclismo e esporte a motor no Brasil e no mundo. Mas tamanho reconhecimento não é fruto do acaso e sim de muito trabalho e dedicação. Nascido e radicado na metropolitana cidade de São José dos Campos, o piloto de 41 anos, até encara bem a vida tumultuada e agitada nos grandes centros urbanos, mas é na terra que surge o talentoso e consagrado piloto brasileiro. 

Com dúzias de troféus, prêmios e conquistas importantes, afinal, são 17 participações no Rally Dakar e vários resultados expressivos, como um honroso 5º lugar nas motos, Jean Azevedo também é o atual campeão do Rally dos Sertões, aliás, hexacampeão da competição. O piloto paulista disputa grandes competições pela equipe Honda Racing Brasil no comando da robusta CRF 450X. Para compartilhar seu vasto conhecimento e experiência em ralis e enduros, Jean Azevedo atua ainda como instrutor na escola Off Road School (offroadschool.com.br). 

Em sua última participação no Rally dos Sertões, Jean Azevedo encarou uma situação diferente, com um roteiro novo, passando pela primeira vez pela região Sul do país. O percurso teve passagens por áreas mais populosas e movimentadas que nas edições anteriores com percursos pelo Norte e Nordeste. Apesar das dificuldades e do caminho diferente, o piloto da Honda superou os demais competidores e conquistou mais um caneco para a vasta coleção. 

E com tantas premiações e conquistas que foram sendo acumuladas ao longo de duas décadas dedicadas ao motociclismo esportivo, a tarefa de arrumar um espaço de destaque em casa para acomodar a grande quantidade de troféus, medalhas e honras, deve ser um verdadeiro dilema e motivo de grande orgulho para Jean Azevedo, sua mulher Patrícia e os filhos Mariana e Bruno. 

Para saber mais da rotina do campeão de enduro e ralis e um dos grandes fenômenos no mundo Off Road, MOTO.com.br aproveitou um dos raros intervalos de Jean Azevedo para um bate papo descontraído com o piloto sobre motocicleta, esporte e tudo mais que faz parte da construção da carreira de um motociclista de sucesso. (Aladim Lopes Gonçalves) 

MOTO.com.br: Qual a sensação de ser o maior campeão do Rally dos Sertões nas motos?
 
Jean Azevedo: Muito boa! Ser o maior campeão da categoria moto é resultado de muito trabalho e dedicação. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim, me apoiaram e torceram bastante, em especial à Equipe Honda Mobil, que vem me dando todo suporte para conquistar esses resultados.
 
MOTO.com.br: A edição 2015 dos Sertões foi diferente pelo novo roteiro. O que mais você sentiu que mudou na prova nos últimos anos?
 
Jean Azevedo: Este ano em especial foi uma prova bem diferente com etapas muito rápidas e com muitas lombas. Pela primeira vez fomos para o Sul do Brasil. Valeu à pena a nova experiência! Mas já sabemos que ano que vem volta para o tradicional Jalapão, largando de Goiânia e chegando a Palmas pela primeira vez.
 
MOTO.com.br: Quais seus planos e estratégias para as próximas competições Off Road?
 
Jean Azevedo: Estou aguardando a minha equipe planificar os próximos desafios. Depois de descansar alguns dias após o Rally dos Sertões, já estou na ativa novamente com os treinos.
 
MOTO.com.br: Como é sua rotina de treinamentos (pilotagem, preparação física e alimentação)?
 
Jean Azevedo: A preparação física é fundamental para ter bons resultados no rali. Uma prova dura muitas horas e, por isso, é necessário estar bem condicionado. Tenho três profissionais que me auxiliam, montam a minha planilha de treinos, tanto para o Sertões quanto para o Dakar.
 
Em relação à dieta, tenho uma nutricionista que me acompanha. Três meses antes de cada grande evento eu procuro fazer uma alimentação mais regrada. Já nas competições, sigo uma suplementação.
 
Sobre a pilotagem, o importante é conhecer bem cada detalhe da moto, já que o rali é uma prova longa e tenho que saber como administrar o equipamento para não ter surpresas. É indispensável fazer uma boa preparação e participar de provas menores antes.
 
MOTO.com.br: Como você vê o Brasil no contexto das grandes competições esportivas? Recentemente o Peru precisou deixar o Rally Dakar. Essa seria uma boa oportunidade para o Brasil se encaixar no roteiro da maior competição Off Road do planeta?
 
Jean Azevedo: Meu sonho é participar de um Dakar no Brasil. Espero que seja em breve! Com a vinda da prova para América do Sul, em 2009, acho que a qualquer momento o Dakar pode passar por aqui. Acredito que a A.S.O., organizadora da competição, tenha interesse em vir para cá.
 
MOTO.com.br: Fora do mundo das motos, como você concilia a família, trabalho e o mundo Off Road?
 
Jean Azevedo: Quando estou em preparação para uma prova, meu tempo é todo dedicado a isso durante meses. Após os grandes ralis, procuro descansar ao lado da família para recuperar as energias para a próxima competição. No rali, fico concentrado por vários dias, o que exige ao máximo tanto do físico quanto do mental. Isso é muito desgastante. Soma-se a isso toda a preparação antes da prova. Por isso, quando acaba uma grande competição, o que mais quero é um período de descanso!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Copa EFX Brasil: Guararema recebe a etapa final em 2017

Brasileiro de Enduro FIM: Luis Oliveira é o campeão da categoria E1

Brasileiro de Enduro FIM: Grande final acontece em Farroupilha (RS)

Sertões: Vídeo - Melhores momentos da 7ª Etapa - 2017

Atenção: Arena Cross de Ourinhos é adiado para o dia 12

Arena Cross acontece neste fim de semana em Ourinhos (SP)

Ourinhos começa a viver a expectativa do Arena Cross

Para iniciantes, Yamaha TT-R-230 custa R$ 13.040

Nova Yamaha de motocross é conectada ao smartphone

Enduro da Independência 2014 - o preço da aventura

Equipe Yamaha Geração testa novas YZ 450 e YZ 250 2014

Yamaha WR 250F 2015 traz tecnologia de MX para o enduro

Bananalama 2017 em SC vai sortear 10 motos e 1 quadriciclo

KTM anuncia injeção eletrônica para motor dois tempos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras