Enduro da Independência: Mais de 400 pilotos na disputa
Largada da competição acontece nessa quarta e a prova promete fortes emoções para a chegada no sábado (7/09)
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O Enduro da Independência, considerado a mais tradicional prova de regularidade do Brasil, começa nesta quarta-feira (4/09), com largada pela primeira vez em Vitória (ES) e mais de 400 pilotos inscritos nas 12 categorias das motos. De 4 a 7 de setembro, a 31ª edição da competição vai reproduzir a Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país, saindo da capital capixaba até Ouro Preto (MG).
A largada promocional acontece nessa terça-feira (3/09), a partir das 19h, na Praça do Papa, com o TCMG (Trail Clube Minas Gerais), organização do campeonato, apresentando o evento e os pilotos e suas motos que disputarão a competição na sua 31ª edição.
“A expectativa para essa edição é das melhores possíveis. Foi tudo pensado para agradar ao público e aos pilotos, esse ano deve ser histórico para o Enduro da Independência. Agora é aproveitar e ver quem se destaca em cada uma das categorias”, afirma Gustavo Jacob, presidente do TCMG.
Na quarta-feira, às 7h, começa efetivamente a competição. Os pilotos largam em ordem definida por sorteio dentro de suas categorias, que seguem a programação estabelecida pela organização (Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante). Os pilotos da categoria Vintage participam apenas do último dia da competição.
Os competidores largam do Alphaville Jacuhy com direção aos três neutros (pontos de parada e abastecimento) do dia, que são em Santa Leopoldina (ES), Marechal Floriano (ES) e Pedra Azul (ES), até chegar a Venda Nova do Imigrante (ES), com uma distância de 217 quilômetros.
No segundo dia, o trajeto sai de Venda Nova do Imigrante e entra em Minas Gerais, passando por neutros em Conceição do Castelo (ES), Ibatiba (ES) e Pequiá na divisa dos dois estados, até chegar a Manhuaçu (MG), depois de 204 quilômetros percorridos.
O terceiro dia será o mais longo da competição, com 231 quilômetros, e vai de Manhuaçu até Viçosa (MG), passando pelos neutros em Divino (MG) e Ervália (MG).
Já no sábado, último dia do Enduro da Independência 2013, são mais de 168 quilômetros a serem percorridos, passando por neutros em Ponte Firme (MG) e Piranga (MG), até chegar em Ouro Preto (MG), para uma grande confraternização de encerramento e premiação dos vencedores de cada categoria.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário