DIA RUIM PARA O BRASIL NO SERTÕES

Fantozzi fraturou o ombro, enquanto Jean atropelou vaca na etapa rumo a Barra.

Por Thiago Fuganti

A segunda-feira do Rally dos Sertões não foi das melhores para os pilotos brasileiros, na categoria motos. Durante a quinta especial da competição, disputada entre Corrente (PI) e Barra (BA), os dois principais representantes de nosso país tiveram problemas no percurso de 273 km cronometrados e começaram a dar adeus ao sonho do título.

Jean Azevedo, pentacampeão da prova off-road, encontrou uma vaca pelo caminho. Ele estava a 130 km/h quando sofreu o acidente; foi atendido pelos médicos e levado ao hospital de Barra, onde recebeu pontos na boca. O corredor passa bem, apesar de sentir dores no corpo.

“Estou muito chateado, porque dessa vez não foi problema mecânico, mas sim uma fatalidade que me fez ficar mais distante da primeira colocação”, afirmou Jean, que mesmo com o incidente conseguiu completar o trajeto do dia na sétima posição. O resultado, contudo, o fez cair do terceiro para o quarto lugar na classificação geral.

Menos sorte ainda teve Tiago Fantozzi, que fraturou a clavícula após uma queda faltando 10 km para o fim da especial. “Foi um tombo besta”, disse o piloto, que ocupava a vice-liderança do Sertões e agora tenta convencer o médico para prosseguir no rali.

As complicações que apareceram pelo caminho não chegaram a surpreender os pilotos. Eles esperavam por uma especial das mais difíceis. “Para ser sincero, a areia aqui era mais difícil que a do Jalapão. Tinha de tudo hoje na trilha e a navegação foi fundamental”, disse Juca Bala, o sexto colocado.

A vitória no trecho em direção à Bahia ficou inicialmente com o francês Cyril Despres. O astro do Dakar, porém, foi penalizado por excesso de velocidade ao final da etapa. Com isso, o primeiro lugar passou para as mãos de seu compatriota David Casteu.

Ainda não se sabe quais foram os reflexos causados na tabela geral de tempos. Antes da punição, Despres aparecida tranqüilo na frente com 14h04min27s, 12min27s a mais em relação ao brasileiro Fantozzi.

Confira os resultados do quinto dia:
1) David Casteu (FRA/KTM), 3h14min36
2) Cyril Despres (FRA/KTM)*
3) Zé Hélio (BRA/Suzuki), a 8min51s
4) Francisco Lopez (CHI/Honda), a 11min15s
5) Tiago Fantozzi (BRA/KTM), a 11min39s

Classificação (sem a punição a Despres):
1) Cyril Despres (FRA/KTM), 17h20min45s
2) Tiago Fantozzi (BRA/KTM), a 9min55s
3) David Casteu (FRA/KTM), a 12min55s
4) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 28min00s
5) Juca Bala (BRA/Yamaha), a 50min42s

* penalizado por excesso de velocidade.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br